Além de levar a categoria Mineração e Metais, a empresa ocupou o segundo lugar na classificação geral das empresas que mais se conectam com o ecossistema de inovação aberta no país.

A ArcelorMittal é a companhia dos setores de siderurgia e mineração que mais se engaja com startups no Brasil. Trata-se de resultado do ranking 2021 da 100 Open Startups, plataforma que conecta startups, grandes empresas, executivos, cientistas e governos, alavancando oportunidades de negócio que geram impacto para os desafios reais da sociedade e do mercado. A produtora de aço conquistou o 1º lugar na categoria Mineração e Metais e ficou com a 2ª colocação no ranking geral nacional, mantendo posição alcançada no ranking de 2020. A empresa foi premiada pelas iniciativas de inovação aberta por meio do Açolab e iNO.VC – laboratórios de inovação da empresa pioneiros na indústria do aço no mundo.

Na categoria em que a ArcelorMittal foi líder (Mineração e Metais), o ranking identificou 61 corporações que praticam open innovation com startups no Brasil e o tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.

Açolab

Segundo a ArcelorMittal, o Açolab, primeiro laboratório de inovação aberta do setor siderúrgico no mundo, completou três anos em julho de 2021 e tem o objetivo de fomentar a inovação para o negócio de segmento de aços longos da companhia no Brasil. O propósito do laboratório é cocriar soluções inovadoras que gerem valor para a empresa e para a sociedade. “Os três primeiros anos do Açolab foram voltados, principalmente, para a aproximação da empresa com o ecossistema de inovação. Para se ter uma ideia de volume de trabalho, o hub de inovação está conectado a mais de 8 mil agentes do ecossistema” afirma a empresa.

iNO.VC

O programa de Inovação Digital para o segmento de aços planos no Brasil, de acordo com a siderúrgica, tem como premissa acelerar a transformação digital da empresa ao colocar juntos empregados, startups e pessoas que estejam desenvolvendo projetos da área em meios acadêmicos em todo o país. “O propósito do iNO.VC é estimular o desenvolvimento de propostas que sejam estratégicas ao segmento e ao ecossistema digital de forma disruptiva, para se encontrar soluções que fortaleçam os valores de sustentabilidade e liderança do grupo globalmente”, ressalta.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal.

 

Voltar