Mineradora, em parceria com startup financiada por Bill Gates, utilizará ferramentas de IA para encontrar novas reservas.

A BHP assinou um acordo com a KoBold Metals, uma startup do Vale do Silício financiada por Bill Gates, que lhe permitirá usar ferramentas de inteligência artificial para encontrar novos depósitos de metais necessários para baterias e formas de energia mais limpa.

A maior mineradora do mundo e a startup financiarão em conjunto a exploração, valendo-se de tecnologias de processamento de dados para ajudar a prever a localização de depósitos minerais, começando na Austrália Ocidental.

A parceria chega em meio à expectativa de que a demanda por metais para baterias, como o lítio e o níquel, tenha forte demanda, acompanhando a decolagem nas vendas dos veículos elétricos. Grandes baterias de íon de lítio também são cada vez mais usadas para armazenar energia de fontes intermitentes como a eólica e a solar.

Depois de decidir vender suas operações de petróleo e gás em agosto, a BHP anunciou que orientaria seu foco estratégico às commodities “voltadas ao futuro”, como o níquel. A mineradora, fornecedora de níquel para a Tesla, também é investidora em várias startups.

“A poderosa plataforma deles, combinada a nossas capacidades internas e conjunto de dados, poderia dar vazão a uma vantagem competitiva duradoura, à medida que desenvolvemos nossas opções em commodities voltadas ao futuro, como o cobre e o níquel, para atender a crescente demanda global”, disse Mark Frayman, chefe da BHP Ventures.

A KoBold Metals, fundada em 2018, recolhe enormes volumes de dados científicos e históricos e usa algoritmos para identificar onde poderia haver depósitos minerais subterrâneos. Em seguida, esquadrinha as áreas potenciais usando pesquisas de satélites e aeronaves, e usa os dados para alimentar modelos de computador, que apontam aos geólogos os locais onde devem procurar. “A tecnologia da KoBold foi projetada para detectar sinais sutis nos dados que indicam depósitos escondidos de minério”, destacou a empresa.

A KoBold tem explorado depósitos de minerais no Canadá, Austrália e vários países africanos. Em agosto, formou um empreendimento conjunto com a Bluejay Mining, para explorar minerais na Groenlândia.

A KoBold é financiada pela firma de capital de risco Andreessen Horowitz e pela Breakthrough Energy Ventures, de Bill Gates. Keenan Jennings, vice-presidente da BHP Metals Exploration, disse que a tecnologia ajudaria a mineradora a encontrar depósitos de minerais que estão a maiores profundidades embaixo da terra, porque muitos dos depósitos mais superficiais já foram descobertos.

“Precisamos de novas abordagens para encontrar a próxima geração de minerais essenciais, e esta aliança combinará dados históricos, inteligência artificial e conhecimento em geociência para revelar o que anteriormente estava escondido”, disse.

 

Com informações do Financial Times.

 

Voltar