Produtora de níquel sulfetado já ultrapassou a marca atingida em 2020 nas exportações da commodity.
A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado, matéria-prima fundamental na produção de baterias para veículos elétricos, informou nesta terça-feira (26/10), que ultrapassou a marca de 91,3 mil toneladas do minério exportadas, desde janeiro até agora, através do Porto de Ilhéus, região sul da Bahia. Toda a carga do concentrado de níquel sai da unidade de produção da empresa, a Mina Santa Rita, sediada no município baiano de Itagibá, a 140km de distância do terminal marítimo, por onde o carregamento é embarcado em direção ao mercado internacional.
O destino do embarque mais recente, finalizado na última semana, foi a China, país no continente asiático que recebeu, através do Porto de Xingang, uma remessa de 10.771,69 toneladas de concentrado de níquel. Este é o nono embarque realizado pela Atlantic Nickel, alcançando um resultado parcial anual expressivo de exatamente 91.339,4 toneladas comercializadas, patamar superior ao alcançado em todo o ano de 2020, que chegou a 67,7 mil toneladas direcionadas ao mercado exterior.
Segundo a empresa, o minério extraído pela Atlantic Nickel possui relevantes teores de cobre e cobalto, o que aumenta o valor agregado de venda. A companhia é uma das maiores minas de níquel sulfetado a céu aberto do mundo e a única deste segmento em operação no Brasil.
“Para além da franca expansão de produção e comercialização do níquel, o sucesso do negócio está diretamente ligado aos esforços permanentes de conservação da natureza, uma vez que além de exportar o minério para ajudar o mundo a dispor de fontes de energia limpa, a Atlantic Nickel mantém o propósito de preservar o meio ambiente e respeitar a comunidade a que pertence”, afirma a mineradora.