Companhia mapeou um grupo de clientes que corresponde a 30% da produção mundial de aço e por 40 % das emissões de carbono no planeta

A Vale assinou um memorando de entendimento com a China Baowu Steel Group Corporation Limited (“China Baowu”) em que ambas concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de gases de efeito estufa.

O memorando compreende a discussão para produzir biocarbono e sua utilização em altos-fornos para consumir um material neutro em carbono baseado em biomassa em vez de energia fóssil. O acordo também pretende discutir um possível investimento da Vale no projeto piloto da planta de biocarbono da China Baowu, com um valor indicativo entre sessenta a setenta milhões de renminbi.

A parceria é a oitava já firmada pela companhia, que mapeou um grupo de cerca de 20 clientes siderúrgicos responsável por cerca de 30% da produção mundial de aço e que representa 40% das emissões da cadeia de clientes da Vale (escopo 3).

No ano passado, a companhia anunciou o compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de escopo 3 até 2035. Deste total, a Vale poderá contribuir com até 25% por meio de um portfólio de produtos de qualidade e soluções tecnológicas, como briquete verde, que reduz mais de 10% as emissões na siderurgia; e o gusa verde, que prevê a substituição do carvão por biomassa na produção de ferro-gusa, produto intermediário na cadeia do aço.

Sobre a China Baowu

A China Baowu é a maior produtora de aço do mundo, com uma produção consolidada de cerca de 115 Mt de aço bruto em 2020. E esse acordo com a Vale poderá proporcionar novas abordagens de questões sobre as emissões de carbono e ainda gerar novos negócios para a empresa brasileira.

Voltar