Segundo o Centrorochas, de janeiro a novembro o setor faturou US$ 1,22 bilhão, com a exportação de 2,213 milhões/toneladas.

O setor de rochas ornamentais brasileiro registrou o melhor resultado parcial acumulado, entre janeiro e novembro, dos últimos seis anos. A evolução das exportações foi de 36,20% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Até o penúltimo mês deste ano, novembro, o setor somou faturamento de US$ 1,22 bilhão com a exportação de 2,213 milhões de toneladas.

Os dados foram divulgados pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). A entidade executa, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras. A expectativa do segmento é encerrar o faturamento de 2021, superando US$ 1,31 bilhão, resultando no melhor resultado da história do setor.

Considerando apenas o mês de novembro, as exportações do setor, nacionalmente, alcançaram US$ 138,24 milhões, alta de 37,86% em relação ao mesmo período em 2020, mostrando que o arranjo produtivo brasileiro segue com resiliência e otimismo para o fechamento do ano, segundo o Centrorochas. “O cenário mais ameno da pandemia somado ao desenvolvimento das ações do projeto setorial e ao aquecimento do setor de construção civil mundial foram essenciais para este salto ao longo do ano. Não fossem todos os problemas enfrentados devido à crise logística internacional com a falta contêineres, os números estariam bem melhores”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

Maiores estados exportadores

Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará foram os três estados que mais exportaram rochas ornamentais ao longo do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Primeiro no ranking, o estado capixaba evoluiu 37,13% em valor, exportando US$ 1,01 bilhão; Minas atingiu faturamento de US$ 121,4 milhões, alta de 14,7%. O Ceará, terceiro no ranking nacional, acumulou um total de US$ 36,1 milhões, registrando crescimento de 55%.

Apesar de figurarem no top três há vários meses, os três estados possuem características distintas a exemplo dos principais mercados consumidores. Para se ter uma ideia, analisando apenas as exportações em novembro deste ano, o Espírito Santo enviou materiais essencialmente para os Estados Unidos (69,1%) e China (8,6%); Minas Gerais exportou, prioritariamente, para China (34,7%) e Estados Unidos (19,4%); enquanto o Ceará escoou sua produção para os Estados Unidos (61,4%) e Itália (33,1%).

 

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