Importação pela China de minério de ferro fica quase estável no 1º bimestre

Terminal de minério de ferro no porto de Qingdao, na China. Foto: Dreamstime.

Os embarques de minério de ferro dos dois maiores fornecedores da China, Austrália e Brasil, chegaram a 151,6 milhões de toneladas nos primeiros dois meses.

As importações de minério de ferro pela China nos dois primeiros meses de 2022 ficaram quase estáveis ​​em relação ao mesmo período do ano anterior (2021), mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas nesta segunda-feira (07/03).

O maior consumidor de minério de ferro do mundo importou 181,1 milhões de toneladas do ingrediente siderúrgico em janeiro-fevereiro, em comparação com importações de 181,5 milhões de toneladas nos primeiros dois meses do ano passado.

Os embarques de minério de ferro dos dois maiores fornecedores da China, Austrália e Brasil, chegaram a 151,6 milhões de toneladas nos primeiros dois meses, mostraram dados de embarque da Refinitiv.

O valor das importações de minério de ferro nos últimos dois meses, no entanto, caiu 36,1% na comparação anual, de acordo com a liberação alfandegária.

“Isso ocorreu quando a China intensificou os controles de preços desde o terceiro trimestre do ano passado, enquanto a demanda da matéria-prima também diminuiu”, disse Wang Yingwu, analista da Huatai Futures em Pequim.

O planejador estatal da China lançou uma série de medidas nas últimas semanas depois que os preços do minério de ferro aumentaram mais de 20% em relação ao final de 2021, pedindo aos participantes do mercado que evitem especulações e aos traders que reduzam os estoques nos portos.

Mais recentemente, com a guerra na Ucrânia, o preço do minério voltou a disparar.

Wang Yingwu espera que a redução dos estoques portuários possa reduzir algumas importações de minério de ferro no curto prazo, enquanto as chegadas em março também devem diminuir com base nos dados de embarque.

Os estoques de minério de ferro nos portos chineses estavam em 158,9 milhões de toneladas em 4 de março, queda por duas semanas consecutivas, mostraram dados da consultoria SteelHome.

Os dados desta segunda-feira também mostraram que as exportações de produtos siderúrgicos da China caíram 18,8%, para 8,23 milhões de toneladas nos primeiros dois meses.

As importações de aço também caíram 7,9% para 2,21 milhões de toneladas em janeiro-fevereiro em relação ao ano anterior.

 

Fonte: Reuters

 

Voltar