Segundo o Centrorochas, os Estados Unidos foi o destino de 72,5% de toda exportação nacional de materiais acabados.

As exportações brasileiras de rochas ornamentais, no 1º trimestre de 2022 (1T22), tiveram um crescimento de 7,98% frente ao mesmo período de 2021, acumulando um total de US$ 281 milhões em faturamento. A comercialização de chapas de granito foi destaque no período com alta de 62,2%, totalizando US$ 176,4 milhões enviados para outros países, principalmente os Estados Unidos.

No 1T22, a nação norte-americana foi o destino de 72,5% de toda exportação nacional de materiais acabados. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18/04), pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

No início do mês, a entidade que executa o projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levou 73 empresas do segmento para a Coverings, maior feira de revestimento na América do Norte. A participação do Brasil bateu recorde com a maior área total já ocupada pelo país dentre todas as edições do evento.

O 1T22 também trouxe outro destaque: a evolução do preço médio dos materiais brasileiros, que teve aumento de 9,5% em relação ao 1T21. Segundo o presidente do Centrorochas, Tales Machado, a resiliência das indústrias foi importante no período. “As empresas do setor de rochas mostraram seu poder de reação frente a essa nova realidade do mercado internacional, com grande variação cambial e oscilações frequentes no preço dos fretes marítimos”, alertou.

Maiores estados exportadores

Entre os estados brasileiros com maior representatividade nas exportações nacionais, o Espírito Santo ficou em primeiro lugar, com 89,4% das exportações. Seguido pelos estados de Minas Gerais (11,8%) e Ceará (3,9%).

Segundo o presidente do Sindirochas, Ed Martins, o país que mais recebeu as exportações capixabas foram os Estados Unidos, seguido pela China e México. “De todas as rochas capixabas exportadas no 1T22, 64% tiveram os Estados Unidos como destino. Sessenta e uma empresas capixabas estiveram de 5 a 8 de abril no país, participando da Coverings 2022. A feira aconteceu em Las Vegas e marcou a volta dos eventos presenciais para o setor na região. Todos os empresários voltaram bastante satisfeitos e motivados com o resultado”, comemorou.

 

Com informações do Centrorochas.

 

Voltar