Dique Auxiliar da Barragem 5, na mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), será uma das cinco estruturas a montante eliminadas em 2022.

A Vale iniciou nesta quarta-feira (20/04) a descaracterização do Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG). O dique é uma das cinco estruturas a montante previstas para serem eliminadas ainda em 2022. Ao final do ano, com a conclusão dos trabalhos, o dique será uma das 12 estruturas alteadas a montante da empresa eliminadas no Brasil. Ao todo 30 estruturas passarão pelo processo.

O Dique Auxiliar não recebe rejeitos desde o ano 2000 e é uma das 23 estruturas alteadas a montante da empresa que ainda passarão pelo processo de descaracterização em atendimento às normas federais e estaduais de segurança de barragens vigentes.

Segundo a mineradora, a eliminação de todas as barragens a montante da Vale é um dos pilares do princípio de garantia de não repetição de rompimentos como o de Brumadinho, tendo como prioridade, a segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente.

Atualmente, tanto o Dique Auxiliar quanto a Barragem 5 estão em Nível de Emergência 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), sendo ambas as estruturas monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale.

“Diante do possível incremento de riscos durante as obras de descaraterização, foi construído, preventivamente, em março, um reforço para dar maior estabilidade à estrutura durante o processo, além de permitir que, em caso hipotético de ruptura, todo o rejeito (cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos) fique contido dentro da Barragem 5, evitando qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente”, informou a companhia em nota.

Para reforçar a segurança dos trabalhadores, a Vale irá realizar as atividades de escavação e movimentação do rejeito com equipamentos não tripulados, operados remotamente. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa em conjunto com fornecedores. A previsão de conclusão dos trabalhos é em dezembro deste ano.

As obras acontecerão em área interna da empresa e todo o transporte de materiais e equipamentos será realizado por meio de acessos internos, sem impactos nas vias locais. Os trabalhos no Dique Auxiliar devem gerar de cerca de 130 empregos, entre trabalhadores diretos e terceirizados.

Programa de Descaracterização

Desde 2019, sete das 30 estruturas a montante mapeadas – quatro em Minas Gerais e três no Pará – foram eliminadas, equivalendo a quase 25% do Programa de Descaracterização da empresa. Para este ano, está prevista a conclusão das obras e a reintegração ao meio ambiente de mais cinco estruturas. Com isso, a Vale prevê encerrar 2022 com 40% das suas estruturas a montante eliminadas. Isso significa que 12 de 30 barragens mapeadas já estarão descaracterizadas.

Além do Dique Auxiliar na Mina Águas Claras, as estruturas com previsão de conclusão das obras de descaracterização neste ano são: os Diques 3 e 4, da barragem Pontal; a barragem Ipoema, em Itabira (MG); e a Barragem Baixo João Pereira, em Congonhas (MG).

“A atualização mais recente do Programa de Descaracterização indica que 90% das barragens a montante serão eliminadas até 2029 e 100% até 2035. As estruturas cujos prazos para término da descaracterização são mais extensos referem-se àquelas de maior risco, mais complexas e que envolvem um volume de rejeitos maior”, ressaltou a empresa.

 

Voltar