Os caminhões, do projeto NuGen na África do Sul, podem transportar até 290 toneladas de minério cada.

A mineradora Anglo American anunciou o maior caminhão movido a hidrogênio verde do mundo, em uma mina de platina no nordeste da África do Sul. Na unidade, a empresa pretende substituir uma frota de 40 veículos movidos a diesel, que utilizam cerca de um milhão de litros do combustível por ano, cada um.

O projeto NuGen na mina de Mogalakwena, da subsidiária Anglo American Platinum, usará a energia de uma usina solar de 140 megawatts (MW) para fornecer eletrolisadores de hidrogênio para dividir a água e alimentar os veículos. Esses caminhões podem transportar até 290 toneladas de minério cada. Uma parceria com a Engie ajudou a Anglo a implantar o sistema.

O projeto, que deve ser concluído até 2026, é o primeiro passo para tornar oito das minas da empresa neutras em carbono até 2030, de acordo com Julian Soles, chefe de Desenvolvimento de Tecnologia, Mineração e Sustentabilidade da Anglo American. A empresa, que minera metais em todo o mundo, desde minério de ferro e platina até cobre, estabeleceu a meta de levar todas as suas operações a esse status até 2040.

“As pessoas nos disseram há três anos que isso não iria acontecer, isso não seria uma boa ideia. Eles agora estão começando a prestar atenção”, disse Soles, em uma apresentação na cidade sul-africana de Polokwane. “A visão, para nós, é ter isso implementado em nossos negócios e no setor de mineração. É escolha da Anglo comercializar isso.”

“Aproximadamente 80% do nosso consumo de diesel em nossas grandes minas ocorrem por meio do uso de caminhões grandes”, disse Soles. “O que realmente tivemos que construir foi um ecossistema completo. Uma unidade solar fotovoltaica, um eletrolisador e um sistema de reabastecimento para criar um sistema de transporte de emissão zero.”

O uso de hidrogênio não emite gases que aquecem o clima, ao contrário dos combustíveis fósseis. E com a água sendo dividida para criar o combustível usando a energia do sol, também não há emissões de carbono em seu processo de fabricação.

O fora de estrada conta com uma célula de hidrogênio capaz de produzir até 2 MW de eletricidade, sendo mais potente que a versão a diesel do mesmo caminhão.

 

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