Grupo contratou RK Partners para preparar oferta pela mineradora, que está em recuperação judicial, após o rompimento de barragem em 2015.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está elaborando uma oferta de aquisição da Samarco Mineração, que será apresentada ao juiz do tribunal de falências que supervisiona a reestruturação da dívida da mineradora, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.
A CSN contratou a empresa de reestruturação RK Partners para elaborar proposta para comprar o controle da Samarco, disse a fonte, pedindo anonimato para divulgar discussões privadas.
A ideia seria que a CSN fizesse a chamada oferta de “stalking-horse”, ou seja, uma oferta base para que os demais possíveis compradores não possam ofertar valores abaixo disso, disseram as pessoas.
A RK Partners está entrando em contato com os donos da Samarco, a Vale e a BHP, além dos sindicatos e credores financeiros, disse a fonte.
Em nota divulgada, a BHP e a Vale disseram que “a Samarco não está à venda” e reafirmaram seu apoio ao plano de reestruturação protocolado pelos sindicatos de empregados da Samarco em 18 de maio.
Um acordo pode não ser fácil, segundo a fonte, devido aos passivos da Samarco relacionados ao desastre de 2015, na cidade de Mariana (MG).
Acionistas que se comprometeram a pagar pelos danos podem resistir a qualquer proposta de abrir mão do controle de operações enquanto mantém essa responsabilidade.
Na sexta-feira, a Samarco entrou com uma petição criticando a proposta de reestruturação da dívida dos detentores de títulos, apresentada em maio. Uma audiência de conciliação está marcada para esta terça-feira (21/06).
Com informações da Reuters