Samarco adota uso de robô para secagem de finos de minério de ferro

Robô em operação - Foto: Divulgação / Samarco.

Automatização do processo reduziu o tempo da entrega de resultados ao sistema de controle da mineradora.

O processo de pelotização da Samarco passou a contar com um robô para medição de umidade de finos de minério de ferro desde junho deste ano, conforme divulgado pela mineradora nesta quarta-feira (20). O equipamento está instalado na saída de filtragem que abastece a usina 4 do Complexo de Ubu, em Anchieta (ES).

Segundo a empresa, a automatização do processo trouxe agilidade e eficiência ao processo de medição de umidade, reduzindo o tempo de entrega do resultado para a sala de controle em uma hora e trinta minutos. O procedimento anterior era realizado manualmente no laboratório e demandava duas horas. Agora a entrega do resultado ocorre em 30 minutos.

“O robô coleta a amostra de finos de minério de ferro – o pellet feed – faz pesagem do material úmido, e leva a amostra ao secador infravermelho. Ao final da secagem, o robô busca a amostra e a coloca na balança para uma nova pesagem, agora do peso seco. Então o sistema de controle da usina, que faz a orquestração de todos os equipamentos da célula robótica, calcula a umidade conforme a diferença de peso”, explicou o engenheiro de automação, Luciano Rocha.

Entre os principais benefícios do sistema robotizado, Luciano destaca uma maior repetitividade e máxima reprodutibilidade dos resultados de umidade, uma vez que a influência de diferentes operadores é nula. Com a medição que chega com maior velocidade, a equipe da Sala de Controle da Filtragem também pode compreender melhor o andamento do processo e ajustar seus parâmetros para produzir com a qualidade conforme a meta.

Ainda segundo a Samarco, a novidade trouxe resultados positivos, propiciando mais informações para o sistema de controle avançado nessa etapa do processo de produção de pelotas em Ubu.

A concepção, o projeto e a programação do robô foram realizadas pela Samarco, em parceria com a empresa Robotics, que fabricou e montou o sistema.

 

Voltar