Com os equipamentos, Glencore planeja uma das primeiras minas com frota totalmente elétrica.

A Epiroc, fabricante de equipamentos para mineração e infraestrutura, anunciou o fornecimento de equipamentos movidos a bateria e soluções de automação, que serão usados no que será uma das primeiras minas totalmente eletrificadas do mundo.

A mineradora anglo-suíça Glencore está preparando o início da operação, prevista para 2024, de uma nova mina de níquel e cobre em Ontário no Canadá. Como parte do Projeto Onaping Depth, esta será uma das primeiras minas do mundo com utilização integral de equipamentos de mineração elétricos.

A Glencore está adquirindo 23 equipamentos subterrâneos Epiroc movidos a bateria. A frota inclui carregadeiras Scooptram, caminhões Minetruck, perfuratrizes de face Boomer, perfuratrizes para atirantamento Boltec e Cabletec e perfuratrizes Simba.

Todas as unidades serão equipadas com o Rig Control System da Epiroc, tornando-as prontas para automação e controle remoto, além de integrarem funcionalidades de monitoramento inteligente do desempenho e produtividade de cada máquina em tempo real.

“A Glencore está dando um grande salto na indústria de mineração, tornando-se totalmente elétrica com seu Projeto Onaping Depth”, diz Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc. “Estamos entusiasmados em colaborar com a Glencore e fornecer veículos elétricos a bateria e recursos de automação em sua jornada para construir uma mina do futuro”, ressaltou.

Os benefícios da substituição de equipamentos a Diesel por soluções elétricas movidas a bateria são significativos, incluindo a eliminação de emissões nas operações, redução da poluição sonora e redução de custos, na medida em que se diminui a necessidade de ventilação e refrigeração dos locais de trabalho. Isso é especialmente importante porque as minas subterrâneas estão se tornando cada vez mais profundas.

“A Epiroc obteve alta pontuação em quesitos como segurança, design e teste de todo o sistema de baterias”, diz Peter Xavier, Vice-Presidente de Operações Integradas de Níquel da Glencore. “A Epiroc também oferece baterias de grande capacidade, usa um protocolo de carregamento CCS padrão, possui um sistema de troca de baterias e os designs são universais e compatíveis. Além disso, as baterias têm sistemas de refrigeração e de segurança integrados”, destacou o executivo.

 

Voltar