Devido a obras, que elevaram sua condição de segurança, nível de emergência da barragem foi reduzido de 2 para 1.
A Vale informou que a barragem Capitão do Mato, da mina de mesmo nome e pertencente ao Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG), teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1 na última terça-feira (30/08). A ação foi comunicada aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Segundo a mineradora, Capitão do Mato é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, com aterro convencional. “A estrutura esteve preventivamente no nível 2 de emergência até a conclusão da análise técnica do histórico e obras de reforço na estrutura. Após constatação de melhorias de segurança nas condições atuais da barragem, o nível de emergência foi reduzido para 1”, destacou a empresa.
Os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Capitão do Mato já haviam sido realocados preventivamente em 2019, em razão das ações que fazem parte do processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, localizada no mesmo município e que possui uma ZAS parcialmente sobreposta com a de Capitão do Mato.
Ainda de acordo com a Vale, a barragem Capitão do Mato passa por inspeções rotineiras de campo de equipes internas e externas, além de ser monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e por uma série de instrumentos, como piezômetros, radares, estações robóticas e câmeras de vídeo.
A Vale informou também que segue empenhada no atendimento às melhores e mais rigorosas práticas internacionais de engenharia para gestão de suas barragens, com destaque para a adesão do Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês), e com foco prioritário na segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente.