Produtora global de zinco realiza seu primeiro “Nexa Day”, marcando cinco anos como uma empresa de capital aberto na NYSE.
A Nexa Resources, 5ª maior produtora global de zinco, reuniu, na última semana, participantes do mercado de capitais na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) para o seu primeiro “Nexa Day”. Durante o evento, que marcou o aniversário de cinco anos do IPO da Companhia, a Nexa apresentou seus direcionadores estratégicos, reforçando sua estratégia de crescimento de longo prazo e compromisso com a criação de valor e enfatizando seu novo propósito e o programa ESG atualizado.
Ignacio Rosado, CEO da Nexa, abriu o evento, destacando o desempenho alcançado nos últimos cinco anos. “Estamos preparados para o crescimento contínuo devido à nossa posição única na América Latina, com uma eficiente estratégia operacional e potencial para aumentar as reservas e prolongar a vida útil de nossas minas, com foco na expansão de nossos negócios e crescimento no mercado de zinco e cobre”, afirma.
Rosado também comentou que a Nexa continuará focada em priorizar controle de custos, eficiência, geração de fluxo de caixa e melhores práticas ESG. “Buscamos integrar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, com base na redução de gases de efeito estufa (GEE), preservação da água e biodiversidade, entre outros”, diz.
Focada na redução dos impactos das mudanças climáticas, a Nexa estabeleceu compromissos para reduzir as emissões diretas (escopo 1) em 20%, o que significa uma redução total de 52 mil toneladas de carbono equivalente até 2030. Além disso, pretende manter uma alta participação de fontes renováveis em sua matriz energética. A companhia planeja atingir a neutralidade líquida – o equilíbrio entre emissões e absorção de carbono – até 2040 e emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (“GEE”) até 2050, alinhada ao Acordo de Paris.
Projeto Aripuanã
A mina de Aripuanã, maior investimento da Nexa no Brasil e um dos projetos minerais mais sustentáveis do setor, também foi um dos destaques do Nexa Day.
Segundo a empresa, o projeto é referência em sustentabilidade por ter 100% de recirculação de água, uso de empilhamento a seco e enchimento de pasta cimentada para resíduos. “Além disso, é uma das poucas operações de mina no mundo que conta com uma força de trabalho de aproximadamente 30% de mulheres, 22% acima da média global”, destacou a empresa.
“Essa é nossa terceira mina principal. Com a operação, fortalecemos nossa posição como empresa líder em produção de zinco integrado de grande porte e baixo custo, com mais de 60 anos de experiência na América Latina”, afirma Rosado.
Ainda de acordo com a companhia, a mina é composta por três principais zonas mineralizadas, com uma produção média anual estimada de 70.000 toneladas de zinco, 24.000 toneladas de chumbo, 4.000 toneladas de cobre e 1.800 onças de prata, ao longo da vida da mina por 11 anos, considerando apenas o mineral reservas estimadas pelo Regulamento S-K 1300.
Novo propósito
A Nexa também anunciou seu novo propósito: “Mineração que muda com o mundo. Este é o mais novo caminho norteador da empresa que guiará todas as suas iniciativas e negócios dentro e fora do Brasil”.