Atualmente, executivo ocupa a posição de CFO e Diretor de Relações com Investidores e dará continuidade à estratégia de longo prazo da empresa.

A Companhia Brasileira de Alumínio anunciou mudanças em sua diretoria, que passam a vigorar a partir de maio de 2023. O atual CFO e Diretor de Relações com Investidores, Luciano Alves, assumirá a posição de CEO, sucedendo Ricardo Carvalho, que passará a integrar o Conselho de Administração da companhia. Ao mesmo tempo, Camila Abel, atual Gerente Geral de Finanças, assumirá a posição de CFO e Diretora de Relações com Investidores.

Sob a liderança de Ricardo Carvalho, a CBA executou importante jornada de reposicionamento de mercado através da redefinição da estratégia de longo prazo, transformação cultural e execução da Agenda ESG, que fortaleceram a companhia para o IPO na B3.

“Tenho muito orgulho das pessoas que fizeram e fazem parte da história da CBA, de tudo o que construímos juntos. A CBA é uma empresa que tem em seu DNA os valores da integridade, colaboração e coragem, colocados em prática através da divergência construtiva, senso de dono, trabalho em equipe e ambição por competitividade. Nossas pessoas acreditam e são movidas pelo propósito de criar soluções em alumínio que transformam vidas e isso é o que faz a CBA uma empresa única, competitiva, sustentável e um excelente lugar para trabalhar. Continuarei por perto, apoiando a transição e depois como conselheiro, acompanhando a trajetória de sucesso da companhia”, declara Ricardo Carvalho.

De 1999 a 2004, Ricardo Carvalho teve uma primeira passagem pela Votorantim como Diretor do Negócio Níquel. Após 10 anos em outra empresa, retornou em 2014 para atuar na redefinição da estratégia do negócio Alumínio, assumindo a cadeira de CEO em 2016.

Segundo a CBA, a transição será realizada de forma cuidadosa e gradativa até abril de 2023. “Luciano Alves assumirá em maio, com a missão de dar continuidade à implementação da estratégia de longo prazo da CBA, executando os projetos de crescimento anunciados no IPO, consolidando a Agenda ESG 2030 e acelerando a transformação digital e inovação da companhia”, informou a empresa.

“É uma grande honra e privilégio poder estar à frente da CBA. Agradeço a confiança e reforço todos os compromissos assumidos no IPO para seguirmos juntos com a evolução da Companhia. Além disso, ter a Camila Abel como CFO e Diretora de Relacionamento com Investidores era um caminho natural. Tenho muita confiança neste novo capítulo da história da CBA”, ressalta Luciano Alves, que está há 17 anos na Votorantim, dos quais sete são na CBA.

Camila Abel – Crédito: Divulgação / CBA.

Executiva da área de Finanças há mais de 20 anos, Camila Abel está na CBA há um ano e meio e comenta sobre a nova missão. “Assumir a posição de CFO e Diretora de Relações com Investidores na CBA é um grande privilégio. Cheguei com o objetivo de fortalecer a área Financeira para a abertura de capital e logo me vi pertencente a uma cultura focada em resultados, em pessoas e com uma grande capacidade de realização. Me orgulha poder ampliar o número de mulheres na Diretoria da CBA, uma empresa que valoriza a diversidade e conecta as práticas ESG à sua estratégia de longo prazo”, declara.

Luciano Alves

Com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Planejamento Estratégico e M&A, Luciano é engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP; pós-graduado em Administração de Empresas com especialização em Finanças pela FGV e Desenvolvimento em Liderança pela Havard Business School.

Iniciou sua trajetória na Votorantim em 2005, com passagens pela Votorantim Siderurgia, Votorantim Metais e CBA – Companhia Brasileira de Alumínio. É CFO da CBA desde agosto de 2017. Em 2021, a partir da abertura de capital da Companhia, passou a acumular a Diretoria de Relações com Investidores.

Camila Abel

Formada em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), possui MBA em Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) e cursos de extensão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Darden School of Business (Virgínia – Estados Unidos).

Já ocupou os cargos de Diretora de Tesouraria, Gestão de Riscos, Planejamento Financeiro, Previdência e Seguros (não estatutária) da AES Tietê Energia SA (companhia aberta) e do Grupo AES Brasil e também foi Diretora Financeira da OAS Empreendimentos S.A.

Voltar