Presidente eleito da Usiminas nos 60 anos da empresa, executivo terá o desafio de acelerar a agenda ESG da companhia e torná-la ainda mais eficiente.

Seis décadas transformando vidas e cidades por meio do aço. Assim se resume a trajetória da Usiminas, siderúrgica fundada em CoronelFabriciano (MG), em abril de 1956. Uma das mais influentes empresas mineiras, a companhia cresceu alicerçada pela inovação e pela busca da sustentabilidade ambiental e financeira. Não à toa, a Usiminas registrou no terceiro semestre de 2022 um lucro líquido de R$ 609 milhões, com 1,047 milhão de toneladas de aço vendidas.

Atualmente, a Usiminas se tornou uma âncora para o desenvolvimento de soluções complexas e tecnologias para a toda a cadeia produtiva do aço. Com empresas nas áreas de mineração, siderurgia, galvanização e mecânica, o grupo expandiu sua atuação para outros estados como Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já com o apoio dos seus milhares de colaboradores, a sexagenária companhia pretende se manter entre as gigantes do mercado sob o comando do seu novo presidente, empossado em maio deste ano: Alberto Ono.

Na Usiminas desde 2009, Ono é engenheiro metalúrgico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde também realizou seu mestrado. Além disso, é PhD em Metalurgia pela Universidade de Tóquio, no Japão. Antes de se tornar o presidente da companhia, ele atuou no Grupo Votorantim, na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e na Aços Villares. Na Usiminas, foi diretor de Planejamento e Controle – de 2009 a 2018 – e vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores até o início de 2022.

Em entrevista à Revista Mineração & Sustentabilidade, o presidente da Usiminas revela os desafios da nova gestão, analisa o cenário político-econômico nacional e internacional, reassume o compromisso da companhia com a Agenda ESG e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), detalha os recentes investimentos da empresa, enaltece os esforços para ampliar a diversidade e o trabalho social da Usiminas, além de traçar projeções para o futuro.

Confira a entrevista exclusiva publicada em nossa edição e-Digital (acesse o link):
Edição 43 | e-Digital | Outubro a Dezembro de 2022