Localizada na Mineração Fazenda Brasileiro, no interior da Bahia, estrutura a montante foi reincorporada ao ambiente.
A Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), unidade da Equinox Gold, localizada no município de Barrocas, no interior da Bahia, concluiu o processo de descaraterização da barragem Lago III. A obras foram iniciadas em novembro de 2021, em cumprimento à exigência legal da Agência Nacional de Mineração (ANM), que determina a desativação das barragens construídas com método a montante. A documentação final de todo o processo está protocolada no sistema da ANM, segundo a mineradora.
A estrutura a montante armazenava um volume de 4,5 milhões de m³. De acordo com a Equinox, o processo de descaraterização ocorreu a partir da eliminação da capacidade de armazenamento do reservatório, por meio da execução de aterro de conquista, regularização da superfície, instalação de canais de drenagem superficiais, que garantem que a água proveniente de precipitações seja coletada e direcionada, e revegetação completa da área com espécies que se adaptem ao clima da região. “Dessa forma, é possível atestar a estabilidade e a passivação da estrutura. Atualmente, apenas a barragem Lago IV, cujo método construtivo foi de alteamento a jusante, continua em operação, mantendo, assim, o processo de produção na FBDM”, afirmou a mineradora.
“A conclusão da descaracterização do Lago III, dentro de rigorosos padrões técnicos, reforça a atuação contínua da Equinox Gold para tornar suas operações cada vez mais seguras e sustentáveis. Além disso, a empresa dá mais um passo em direção às suas metas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e ao seu compromisso com a mineração responsável”, destacou a Equinox.
A empresa também informou que segue realizando os acordos firmados com todos os stakeholders, entre eles os trabalhos para descomissionamento e descaracterização da pilha de underflow presente no Lago I/II. Neste caso, o prazo determinado pela ANM termina em 2025.