Segundo a marca, trata-se do Scania 25P, que possui 395 kW de potência, equivalentes a 530 cv, e torque de 510 mkgf.

A Scania está testando o modelo Heavy Tipper elétrico na mina da LKAB, em Malmberget, no norte da Suécia. Segundo a empresa, o caminhão atua em temperaturas abaixo de zero, condição na qual as baterias são mais exigidas e apresenta menor desempenho.

O objetivo da fabricante é avaliar o caminhão 100% elétrico em condições severas e em minas subterrâneas. De acordo com a LKAB, empresa estatal sueca de extração de ferro, a escolha do modelo visa reduzir suas emissões de carbono. Os planos da empresa é trocar sua frota de veículos a combustão por elétricos.

De acordo com a mineradora, já há vários clientes interessados nessa solução. “A LKAB está se esforçando para se tornar uma das mineradoras mais sustentáveis ​​do mundo. O caminho para uma indústria siderúrgica segura, produtiva e livre de emissões de carbono começa com o minério de ferro nas minas e agora é estendido para incluir também o transporte”, destaca a companhia.

Divulgação / Scania.

Scania Heavy Tipper elétrico

Segundo a marca, trata-se do Scania 25P. O veículo possui 395 kW de potência, equivalentes a 530 cv, e o torque é de 510 mkgf. O Scania Heavy Tipper elétrico tem peso bruto total (PBT) de 49 toneladas.

Já o outro caminhão é equipado com guindaste, adequado para transportar das brocas de aço utilizadas nas perfuratrizes da mina. Na operação existem dois sistemas de carregamento das baterias. Além do dispositivo na garagem, há outro sistema de recarga móvel, que pode ser levado até o veículo.

De acordo com a Scania, no Brasil ainda há inúmeros desafios a vencer antes da chegada do caminhão elétrico. Entre eles, a empresa destaca a necessidade de infraestrutura de recarga, além de geração e distribuição da rede elétrica para atender a demanda dos caminhões elétricos.

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