Acidente teria envolvido garimpeiros clandestinos em área da mineradora.
O desabamento de uma galeria de exploração de ouro, que estava desativada, em uma serra na região da localidade de Itapicuru, no município de Jacobina, na Bahia, atingiu um grupo de pelo menos cinco garimpeiros nesta segunda-feira (23), e acabou provocando a morte de dois deles, segundo informações do portal de notícias local, Jacobina Notícias.
De acordo com informações colhidas pelo portal, os corpos foram resgatados por volta das 21h30 desta segunda-feira. O acidente ocorreu pela manhã. Outros três garimpeiros foram socorridos e encaminhados a hospitais da região. Um estaria em estado grave.
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados pela empresa, que foi alertada por moradores sobre o acidente.
Um morador local contou ao Jacobina Notícias que o resgate foi possível porque a mineradora permitiu que garimpeiros experientes da comunidade, com total conhecimento da área, descesse os 700 metros de profundidade até o ponto do desmoronamento.
Apesar do local do acidente pertencer à mineradora Yamana Gold, e estar desativado, os garimpeiros atingidos pelo desabamento não seriam funcionários da empresa, mas sim trabalhadores clandestinos que atuavam na região.
Segundo relatos, a suspeita é que “o chão desabou e carregou eles todos para baixo da galeria”.
Em nota, a assessoria da mineradora informou que a Yamana Gold foi “alertada por moradores da comunidade de Itapicuru sobre um acidente envolvendo garimpeiros na propriedade da empresa”. A mineradora disse ainda que uma “equipe de segurança foi encaminhada para o local” e que foram acionados os “órgãos competentes para suporte”.
A empresa também informou que está dando total apoio ao resgate e segue disponível para informações e dúvidas por meio dos canais oficiais: Ouvidoria 0800 071 3230 (24h por dia), ou pelo e-mail jmcfaleconsco@yamana.com.