Relatório da mineradora também apresentou crescimento na produção de cobre no primeiro trimestre e queda na produção de níquel.
A Vale apresentou, em relatório divulgado nesta terça-feira (18/04), a produção de 66,7 milhões de toneladas (Mt) de minério de ferro no primeiro trimestre de 2023 (1T23). O montante representa um aumento de 5,8% comparado ao mesmo período do ano passado (1T22) e uma queda de 17,4% em relação ao trimestre anterior (4T22).
Segundo a mineradora, o aumento na produção em relação ao primeiro trimestre do ano passado se deve a um desempenho mais forte no Complexo S11D, em Canaã dos Carajás (PA) e melhores condições climáticas em Minas Gerais.
A produção do S11D melhorou devido ao melhor desempenho do sistema truckless e da instalação de novos britadores no ano passado.
No Sistema Norte, no entanto, a produção registrou queda anual de 2 Mt, em linha com o plano da mineradora, em função da menor disponibilidade de ROM.
Já a produção do Sistema Sudeste foi 3,6 Mt maior no comparativo anual, impulsionada pelo aumento da produção de run-of-mine no complexo Mariana e pelo aumento da produção de alta sílica em Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).
Por fim, a produção do Sistema Sul também refletiu o melhor desempenho em Vargem Grande, em Nova Lima (MG) e maiores compras de terceiros.
“O desempenho de ambos os Sistemas [Sudeste e Sul] foi também positivamente impactado por melhores condições climáticas”, reforçou a Vale, citando novamente um período menos chuvoso em Minas Gerais.
A produção de pelotas no 1T23, que totalizou 8,3 milhões de toneladas, registrou um salto de 20,1% em relação ao 1T22, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed e menores atividades de manutenção.
Por outro lado, as vendas de finos e pelotas de minério de ferro apresentaram recuo anual de 7%, devido às restrições de embarque no Sistema Norte durante o período chuvoso e o rebalanceamento da cadeia de oferta, segundo o relatório. A Vale espera compensar esse impacto no 2º semestre, mantendo seu plano anual de vendas inalterado.
Metais básicos
A produção de cobre da Vale cresceu 18,4% no 1T23 em relação ao 1T22 e 1,1% em relação ao trimestre anterior (4T22). As vendas do metal também cresceram 24,7% em relação a um ano atrás, mas caíram 12,4% na comparação do o 4T22.
Já a produção de níquel caiu 10,5% na comparação anual (1T22) e 13,5% em relação ao trimestre anterior (4T22). As vendas apresentaram crescimento de 2,8% em relação ao 1T22 e queda de 31,1% na comparação ao 4T22.
A Vale manteve o guidance de produção de minério de ferro para 2023 em 310-320 milhões de toneladas.