Soluções desenvolvidas pela Metso, em conjunto com a mineradora, garantem que a troca dos revestimentos do britador possa ser feita em até 48 horas.
A EroBrasil Caraíba, complexo de mina e de planta de processamento de cobre no sertão da Bahia, no município de Jaguarari, otimizou sua parada anual de manutenção do britador primário em tempo e segurança. A mineradora reduziu o tempo de troca de revestimentos côncavos do britador primário equipamento PG5474, de 15 para 11 dias.
O processo foi possível pela adoção do dispositivo carrossel, uma espécie de “esqueleto” que permite a pré-montagem dos côncavos fora do britador. Com essa solução, é possível içar os côncavos uma única vez, diminuindo principalmente a exposição dos operadores a riscos durante a montagem.
“Com uma cultura de paradas de manutenção com zero acidentes, a principal preocupação da EroBrasil é que seus colaboradores possam desempenhar os serviços de acordo com as normas, usando equipamentos de proteção individual (EPIs) corretos, além de adotar ferramentas que otimizem os trabalhos em campo. Com o dispositivo desenvolvido em conjunto com a Metso, a troca pode ser executada em 48 horas garantindo que as métricas da empresa sejam cumpridas”, destaca a mineradora.
“A parada de manutenção tem a função de manter a operação do britador primário com segurança e qualidade”, explica Ubirajara Ramos, engenheiro de manutenção da planta da EroBrasil Caraíba.
Segundo ele, o procedimento anterior de substituição tomava mais tempo, pois os côncavos eram formados por 32 peças, substituídas uma a uma.
Com a utilização de côncavos otimizados, em conjunto com o novo sistema de carrossel, a equipe de manutenção consegue transportar o conjunto pré-montado, eliminando a instalação placa a placa do processo anterior.
O ganho em segurança é imediato e o aumento em produtividade pode ser calculado com base nas horas de equipamento disponível. Segundo Ubirajara, agora é possível liberar o britador para entrada em operação quatro dias antes em comparação com o prazo do processo anterior.
Outra melhoria, segundo a EroBrasil, foi a otimização do perfil e das ligas usadas na fabricação dos côncavos. Na avaliação de Ubirajara, as mudanças devem trazer um aumento médio de tempo de vida útil entre 25% e 30%. Com isso, o ciclo de troca das peças será estendido, o que também proporciona melhoria em segurança, com a redução das intervenções humanas e exposição a acidentes.
Luciano Lima, gerente de contas da Metso, destaca que a parceria com a EroBrasil Caraíba resultou de uma demanda técnico-comercial: o britador primário giratório é de fabricação sino-brasileira e foi ativado em 1978 na planta da mineradora. A entrada da Metso Outotec substituiu o fornecedor antigo e resultou no aperfeiçoamento do processo, inclusive com uma consultoria que resultou na sincronização da troca do revestimento com a parada anual do britador, que por sua vez também envolve a troca de outros componentes.
Sobre o carrossel, Lima explica que se trata de um ferramental já adotado por outros clientes da Metso, mas que precisa ser personalizado. O “esqueleto” usado pela EroBrasil Caraíba atende às configurações do britador primário que a mineradora mantém ativo há mais de 45 anos. “A iniciativa também reforça a especialização da Metso em também atender demandas de equipamentos que não são de fabricação própria”, destaca.
“A parceria envolveu várias iniciativas, inclusive uso de tecnologias como escaneamento dos perfis anteriormente usados e a geração de nuvens de pontos para análise e simulação em software”, explica Marcelo Capucho, especialista da área de suporte a vendas técnicas da Metso.
No estudo preliminar, os especialistas da Metso conseguiram estimar à EroBrasil Caraíba que os revestimentos anteriores suportariam a operação por mais tempo, até a parada programada de janeiro de 2023, evitando assim, uma parada de manutenção preventiva na metade de 2022.
O estudo também permitiu a melhoria das peças de desgaste para aplicação do cliente, ou seja, os novos côncavos, com configuração mais adequada para suportar melhor o tipo de minério que vem sendo britado na EroBrasil Caraíba.
Bruno Tardelli, engenheiro de suporte ao produto da Metso, acompanhou todo o processo de troca dos côncavos e destaca que a facilidade que o carrossel oferece para a troca de revestimentos traz ganhos importantes em segurança, pois o operador tem menos tempo de exposição durante a movimentação da carga.
Tardelli também destaca a sustentabilidade e a economia circular do negócio. “Depois que os côncavos são utilizados, assim como mantas e outras peças fundidas, a Metso realiza a compra desses materiais, fazendo o retorno deles para a nossa fundição, onde são reaproveitados dando origens a peças novas”.
A Metso tem, inclusive, um programa chamado Otimização de Câmaras, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de peças de desgaste personalizadas para cada cliente, visando o aumento da vida útil e melhoria do desempenho do equipamento. O programa é parte de uma estratégia global de ações de circularidade no mercado de mineração.