Grupo Appian dá início à implantação de soluções em energia limpa em seu portfólio de mineração global.

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos especializado em mineração, e a Detronic Energia, hub de soluções em energia renovável, anunciaram nesta quinta-feira (01/06) uma parceria de energia limpa para desenvolvimento de um portfólio de 20 parques solares, com capacidade total de 62,4 MWp, em Minas Gerais.

Com isso, a Appian Capital Brazil, unidade de negócios da Appian Capital Advisory LLP, faz importante movimento em sua estratégia de negócios no mercado brasileiro e expande sua atuação também para segmento de energia limpa. O projeto estima a geração de mais de 1.200 empregos diretos e 600 indiretos na região, durante o período de obras.

“Este é um marco significativo para as ambições de sustentabilidade da Appian. Como um dos principais investidores em mineração, vemos a excelência em ESG como pilar essencial para a entrega de nossa estratégia e o sucesso de nossos investimentos. Ao fazer parceria com a Detronic, especialista do setor, demonstramos que fornecer energia limpa para nosso portfólio no Brasil é uma prioridade, além de oferecer retornos atraentes e ajustados ao risco para nossos investidores no processo”, comenta Michael W. Scherb, fundador e CEO da Appian.

“Vivemos em um mundo conectado e elétrico, e as fontes de energia renováveis são as protagonistas de um futuro sustentável. Nossa parceria é construída com propósito, e estamos ansiosos para combinar os esforços de duas equipes incríveis para alcançar objetivos e resultados comuns. Juntos, vamos desenvolver os alicerces fundamentais para grandes projetos em todo o planeta. A Detronic tem um modelo de negócios totalmente verticalizado, o que garante segurança aos nossos clientes e coloca a empresa à frente de empreendimentos de nosso portfólio desde o desenvolvimento do projeto até a distribuição e gestão final da energia”, explica André Barreto, CEO da Detronic.

Neste primeiro momento, o objetivo da joint-venture, formada entre Appian e Detronic, é atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. Por isso, segundo eles, será desenvolvido um portfólio de usinas solares de pequeno porte, de fácil construção e baixo risco.

O estado escolhido, Minas Gerais, é uma das regiões mais atrativas para projetos fotovoltaicos, devido à excelente irradiação solar e a incentivos fiscais. A Appian Capital Brazil avalia também oportunidades para construção de fazendas solares adicionais em suas operações.

Geração distribuída de energia solar

De acordo com a Appian, a parceria vai ajudar a descarbonizar o país e os benefícios do projeto vão muito além de seus atributos ambientais: os consumidores mineiros que vão receber a energia podem economizar entre 15% e 20% na conta de energia.

A construção das 20 usinas solares em território mineiro está prevista para o segundo trimestre de 2023. “O desenvolvimento do portfólio de energia renovável no Brasil servirá como proteção e reduzirá a exposição da Appian a futuros aumentos de preços de energia em suas operações no país”, destaca o fundo de investimentos.

“Com esta aquisição, ampliamos nossa atuação no país e ficamos cada vez mais preparados para implementar essa estratégia em outros mercados do grupo no mundo. A matriz energética brasileira é predominantemente renovável e precisamos utilizar essa vantagem competitiva para suprir a crescente demanda por energia solar, além disso, a parceria com a Detronic será o alicerce para o crescimento do Grupo Appian no setor de renováveis”, explica Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brazil.”

Parceiros

A Detronic Energia possui 34 parques solares recentemente construídos e conectados à rede, bem como outros 47 em construção. As atividades atuais da companhia especializada em energias renováveis substituem o equivalente à emissão de 6.263 toneladas de CO2 por ano.

A Appian Capital Brazil possui dois ativos no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e a Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil exporta anualmente 196 mil toneladas e produz 18 mil toneladas de minério mensais.

Voltar