A negociação envolve Glencore, Volkswagen, Stellantis e La Mancha, além de fundos especializados que financiarão o restante da operação.

ACG Acquisition Company, empresa de aquisição de propósito específico, comprará as mineradoras Atlantic Nickel e Mineração Vale Verde (MVV) do fundo de investimentos Appian Capital Advisory por US$ 1 bilhão, além dos royalties de ouro sobre a MVV por US$ 65 milhões.

A Atlantic Nickel é detentora da Mina Santa Rita, uma das maiores minas de sulfeto de níquel a céu aberto do mundo, localizada na Bahia. A Appian comprou a Atlantic Nickel, antiga Mirabela Nickel, em 2018. No mesmo ano, a Appian também comprou a MVV, proprietária da Mina Serrote, ativo de cobre/ouro em Alagoas.

Os ativos da Appian Capital foram responsáveis pela exportação de 200 mil toneladas de commodities minerais (cobre e níquel) para Europa, Canadá e China em 2022.

Após a negociação, a ACG será renomeada para ACG Electric Metals, criando a única produtora de sulfeto de níquel listada na Bolsa de Londres com exposição a metais elétricos puros.

“A ACG Electric Metals será uma empresa projetada para aproveitar as oportunidades apresentadas pelas principais tendências globais: o aumento maciço da demanda por metais para baterias, a polarização das cadeias de suprimentos e a necessidade de reduzir a pegada de carbono total do mundo – da mina ao cliente final”, disse o CEO da ACG, Artem Volynets.

“Essas minas de alta qualidade permitirão que a missão da ACG seja o fornecedor de metais verdes de escolha para as montadoras de veículos elétricos ocidentais. Esta aquisição estabelece uma plataforma sólida para maior crescimento e criação de valor para os acionistas no longo prazo”, destacou Volynets.

A ACG firmou parcerias de investimento de longo prazo com mineradora Glencore, a subsidiária interna de desenvolvimento de baterias da Volkswagen, PowerCo, e o conglomerado automotivo Stellantis, para captação e financiamento.

A Glencore será um investidor âncora, tendo comprometido US$ 100 milhões e se tornando um garantidor da operação. A mineradora fornecerá as refinarias da Europa Ocidental e da América do Norte.

A PowerCo se comprometeu com um pré-pagamento vinculativo de US$ 100 milhões à ACG por cotas de produção de concentrados da mina de níquel Santa Rita. Da mesma forma, a Stellantis também se comprometeu com um investimento de capital âncora de US$ 100 milhões.

Além disso, o fundo de investimento em mineração, La Mancha, também se comprometeu com investimento âncora de US$ 100 milhões.

O restante do financiamento para a transação vem de compromissos vinculativos na forma de financiamento de royalties da Royal Gold, dívida bancária sênior subscrita pelo Citigroup, ING e Société Générale, que também concordaram em fornecer uma linha de crédito rotativo e uma oferta de capital planejada pela ACG de US$ 300 milhões.

A oferta de ações oferece a um universo mais amplo de investidores institucionais a oportunidade de participar da criação de valor futuro da ACG. Os fundos da Appian se ofereceram para apoiar até US$ 50 milhões do financiamento de capital.

Após a conclusão da transação, as equipes operacionais dos ativos se juntarão à ACG, fornecendo continuidade para impulsionar o sucesso futuro. Os atuais gerentes, Paulo Castellari e Milson Mundim, continuarão a comandar a Atlantic Nickel e a MVV, devido ao sucesso no gerenciamento dos ativos nos últimos anos, alcançando fortes resultados operacional, ambiental, social e de governança.

“A Appian começou a investir em commodities de descarbonização há uma década, reconhecendo que a sociedade estava estruturalmente subabastecida para a próxima transição energética. A ACG é uma grande custodiante da Atlantic Nickel e da MVV, e está bem posicionada para desbloquear um crescimento adicional significativo dessas empresas líderes de mercado”, disse o fundador e CEO da Appian, Michael W. Scherb.

Ele acrescentou que as parcerias Glencore, Volkswagen e Stellantis foram particularmente notáveis, destacando a crescente necessidade de commodities para veículos elétricos e a demanda por cadeias de suprimentos robustas, transparentes e rastreáveis dos fabricantes ocidentais de equipamentos automotivos.

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