Presidente e ex-presidente do Ibram, Raul Jungmann e Flávio Penido falam de Exposibram, Amazônia, Reforma Tributária e acordos bilaterais em entrevista exclusiva.

Em meio à Amazônia Legal, executivos, especialistas e técnicos de empresas da cadeia produtiva da mineração se encontram para mais uma edição do maior evento de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram). A iniciativa, que também acolhe estudantes e interessados no tema entre os dias 28 a 30 de agosto, é uma oportunidade para celebrar negócios e debater os caminhos, tendências e novas tecnologias para o setor.

Sediada em Belém (PA), a edição deste ano será predecessora de outro grande evento do setor: a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O fórum tem atraído olhares de lideranças internacionais pela possibilidade de encaminhar análises, propostas e sugestões de políticas públicas capazes de conciliar o desenvolvimento econômico e preservação ambiental na região ocupada pela maior floresta tropical do mundo.

Idealizados e promovidos pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram e a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias são oportunidades estratégicas para projetar a mineração brasileira como exemplo de sustentabilidade para o mundo. Para abordar as expectativas sobre esses eventos e os temas mais aguardados para as edições, a Revista Mineração & Sustentabilidade entrevista, com exclusividade, o presidente do Ibram, Raul Jungmann, e o ex-presidente da instituição, Flávio Penido.

Com a experiência à frente da principal entidade representativa do setor, os executivos avaliam, ainda, alguns dos principais assuntos relacionados à mineração e ao cenário político-econômico no Brasil: a Reforma Tributária, a criação de taxas por Estados e Municípios, taxa Selic, o tão aguardado acordo Europa-Mercosul, além da aderência do setor à agenda ESG (de ações ambientais, sociais e de governança). Confira nas páginas a seguir!

Confira a entrevista exclusiva publicada em nossa edição impressa (acesse o link):
Edição 47 | Impressa | Julho e Agosto de 2023