OR Natural, de Sabará (MG), foi acelerada pelo Programa Parcerias Sustentáveis da produtora de ouro.
São três anos de operação, economia de 70 mil garrafas plásticas no meio ambiente, mais 500 clientes, 30 revendedores e o mais recente título: primeira agroindústria familiar de cosméticos em barra do Brasil. Essa é a história que a OR Natural vem contando em Minas desde que abriu suas portas em um sítio na zona rural de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A empresa, que tem o apoio do programa Parcerias Sustentáveis da AngloGold Ashanti, está na fase final para receber também a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em maio, o empreendimento já havia recebido a certificação do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e com o suporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico no processo regulatório.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca a atuação do Governo de Minas, por meio do programa Minas Livre para Crescer na abertura de caminhos para a atuação da OR Natural na cidade de Sabará.
“O programa concentrou seus esforços para desobstruir o procedimento administrativo regulatório exigido para que a empresa pudesse iniciar suas atividades, gerando renda e permitindo o fomento do encadeamento produtivo no entorno da localidade”.
A OR Natural é uma marca mineira de shampoos e condicionadores naturais em barra, voltada para terapia capilar, desenvolvida em uma produção limpa e sustentável, e a partir de ativos da agricultura local. Os produtos são biodegradáveis desde a embalagem até a espuma.
A empresa investe no resgate da cultura da cura pelo natural, usando matéria prima sustentável, reduzindo a quantidade de plástico descartado na natureza, bem como de água como matéria-prima.
O que a diferencia como negócio e lhe atribuiu o título de agroindústria familiar são justamente suas características de manter a indústria na zona rural, ter caráter experimental, se desenvolver com produtos da região de plantio próprio ou comprado de agricultores locais.
“Os shampoos e condicionadores em barra são pouco explorados no Brasil e abrem ampla oportunidade para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área. A implementação da agroindústria movimentará a economia e irá gerar empregos”, afirma Paula Moreira, um das sócias e cofundadora da empresa.
A irmã, Isis Kroeff, também sócia e cofundadora, ressalta o lado pioneiro do negócio. “Investimos no desenvolvimento de formulações, com pesquisa de novos usos para os principais ativos naturais mineiros”, diz.
Programa de aceleração
A aceleração do negócio veio em 2022, por meio do Programa Parcerias Sustentáveis, da AngloGold Ashanti, um dos maiores e mais tradicionais programas de fomento ao empreendedorismo social em Minas.
O suporte da produtora de ouro foi para que a OR seguisse no rumo de se desenvolver como pequena indústria no seu segmento e que pudesse fortalecer a agricultura regional e a inovação agroindustrial local, desenvolvendo economicamente a zona rural de Sabará e região.
A proposta previa ainda capacitação de agricultores locais para se tornarem fornecedores habilitados para indústria de cosméticos, além de treinamento e geração de renda para mulheres através da atividade agroindustrial e de oficinas gratuitas e periódicas.
O que se buscava era integrar uma rede de projetos sustentáveis locais, valorizando a comunidade local, usando insumos mais sustentáveis e reduzindo o impacto sobre o meio ambiente.
“Por meio do Parcerias Sustentáveis, a AngloGold Ashanti fomenta o empreendedorismo social nas comunidades onde atua. Em treze anos, foram mais de 280 iniciativas, 50 mil beneficiários e investimento da ordem de R$ 13,5 milhões. A OR Natural é ótimo exemplo de como empreendimentos sustentáveis podem transformar a vida das pessoas e multiplicar resultados para todos”, afirma Othon Maia, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti.
Esse é um ponto importante do projeto, uma vez que são poucas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento econômico na zona rural da região, com produção rural comumente associada a produtos alimentícios, como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos.
Meio Ambiente e desenvolvimento local
E, nesse sentido, a OR segue no caminho certo, reduzindo o consumo de plástico e água em sua produção. Dados da WWF mostram que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas. Deste total, apenas 1,28% é destinado a reciclagem, e o plástico é um material que demora 400 anos para se decompor.
Em 2021, a ONU alertou que a escassez de água poderá ser a próxima pandemia, e, cerca de 130 países podem enfrentar um risco maior de seca ainda neste século. Além disso, os parabenos, lauril sulfato de sódio, petrolatos e plastificantes, amplamente utilizados em cosméticos, possuem propriedades poluentes e nocivas à saúde dos seres humanos e do meio ambiente.
História da empresa
A OR Natural nasceu da herança, deixada pelas mulheres da família, da cultura de cura através da natureza e do protagonismo feminino. “Nossa avó Luzia, nascida no Norte de Minas, mudou-se para Belo Horizonte com seus 7 filhos em busca de melhores condições de vida. Após a separação do marido, continuou criando os filhos sozinha no aglomerado Morro das Pedras, conhecido como um dos pontos mais violentos da capital mineira. Com pulso firme e o trabalho como doméstica e vendedora de verduras, proporcionou formação acadêmica e os ensinou a conhecer, respeitar e se curar com os recursos da natureza”, conta Paula.
A terceira filha, Lucinda, revolucionou a forma de cuidar das crianças na comunidade, fundou uma creche, e se elegeu vereadora de Belo Horizonte. Engajou-se também na luta ambiental e na proteção dos recursos naturais. E a linhagem continuou, Lucinda gerou três filhos, dentre eles, Paula e Isis.
Em meio ao contexto de caos econômico, social e ambiental impostos pela pandemia da Covid 19, as irmãs tiveram a ideia de iniciar um empreendimento que pudesse trazer um retorno real à sociedade e em julho de 2020 criaram a OR como um negócio social, com potencial de trazer desenvolvimento sustentável e impacto na vida de moradores e ao planeta. “A palavra hebraica OR é “Luz”, um símbolo de vida, alegria e libertação, e também uma homenagem à nossa avó Luzia”, conta Paula.