Resultado foi impactado positivamente com início da produção comercial de Almas, no Tocantins, e o avanço na produção das demais unidades.
A Aura Minerals anunciou a prévia dos resultados operacionais da empresa e compartilhou o aumento de 34% no terceiro trimestre (3T23), em comparação ao trimestre anterior (2T23). Segundo o comunicado, as minas de San Andres, Apoena, Aranzazu e Almas, atingiram a produção total de 64.875 onças equivalentes de ouro (“GEO”).
Ainda no documento, a mineradora de ouro e cobre com presença importante na América Latina, destacou os avanços nas operações de Aranzazu no México e San Andres em Honduras, unidades com crescimento consistente. A Aura Apoena localizada no Mato Grosso, apresentou avanço de 62% em comparação ao período anterior (2T23), um resultado animador para a companhia.
A principal novidade foi a produção da Aura Almas, com 8.214 GEO, alcançados em dois meses de produção. Resultados que superam as expectativas do setor de mineração, como declara o presidente e CEO da empresa, Rodrigo Barbosa.
“Alcançamos um aumento significativo no volume de produção em todas as nossas operações neste trimestre. O destaque ficou por conta do avanço expressivo do ramp-up da operação de Almas, superando os padrões usuais do setor de mineração”, comenta Rodrigo Barbosa.
“Concluímos e apresentamos o Estudo de Viabilidade de Borborema, que mostrou ótima rentabilidade. Com essa etapa concluída, garantimos o financiamento e já iniciamos as obras. A equipe da Aura está comprometida e trabalhando firme para atingirmos os 450.000 GEO anualizados até o final de 2025”, destaca o executivo.
Um ano de atuação no RN
Há um ano, Aura Minerals deu início às atividades no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. A Aura Borborema conta com um time de 210 colaboradores entre próprios e terceiros.
No dia 31 de maio, deu-se o início das obras da unidade e, segundo a empresa, em quatro meses, as obras estão avançando dentro do esperado, atualmente estão na fase de terraplanagem.
A companhia estima a construção do projeto Borborema e início da produção da unidade para os primeiros meses de 2025. O projeto já conta com um financiamento de aproximadamente US$ 100 milhões, para compor o total de US$ 188 milhões a ser investido.
Nova head de Pessoas, ESG e Comunicação
Isabela França Dumont é a nova head de Pessoas, ESG e Comunicação da Aura Minerals. A executiva assume a nova posição na mineradora, onde já atuava como gerente de pessoas, desde fevereiro de 2023, com o desafio de fortalecer a cultura Aura 360 e acelerar as estratégias ESG na empresa dentro e fora do Brasil.
Especializada em desenvolvimento humano e organizacional, carreira e sucessão, diversidade e inclusão, dentre outras áreas, Isabela acumula expertise adquirido em mais de 15 anos de atuação no ramo e tem no currículo passagens pelo Google e AngloGold Ashanti Brasil.