Participação das mulheres na mineração alcança 21%

Presidente Patrícia Procópio e as diretoras, Nathália Gomide, Karen Gatti, Barbara Schmitz, Claudia Diniz e Waleska Maciel, no lançamento do relatório WIM 2023
Presidente Patrícia Procópio e as diretoras, Nathália Gomide, Karen Gatti, Barbara Schmitz, Claudia Diniz e Waleska Maciel, no lançamento do relatório WIM 2023 - Foto: Divulgação/WIM.

Conforme levantamento, a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) tem sido uma agenda cada vez mais estratégica nas empresas do setor.

A participação feminina na força de trabalho e na liderança do setor de mineração vem apresentando avanços dentro das empresas. Esse é o cenário constatado no 3º Relatório de Indicadores Women In Mining (Mulheres na Mineração) – WIM Brasil, divulgado nesta terça-feira, 28 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

A pesquisa, realizada em parceria com a Ernst & Young (EY), apresenta dados que retratam o panorama atual em relação à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no contexto de 33 empresas signatárias do Plano de Ação do WIM Brasil.

De acordo com o levantamento deste ano, 21% da força de trabalho nas corporações participantes corresponde a mulheres. No ano passado, este número era de 17%, ou seja, um aumento de quatro pontos percentuais.

O número de contratações do sexo feminino subiu de 32% em 2022 para 43% em 2023. No exercício de cargos de gestão, apesar de o índice de representatividade de mulheres ser inferior em comparação ao de homens (apenas 27% da totalidade), pode-se destacar um leve progresso. Neste ano, registrou-se 24% da presença feminina à frente da alta gestão corporativa. Em 2022, este quadro era de 22%.

De acordo com a presidente do WIM Brasil, Patrícia Procópio, o relatório mostra uma ótima evolução da participação feminina nas empresas, mas que há um caminho a seguir para consolidar esses avanços.

Patrícia Procópio
Patrícia Procópio – Foto: Divulgação/WIM.

“Percebemos, com o levantamento, que a pauta está ativa, com o aumento do engajamento das empresas e um maior comprometimento com ações que favorecem a diversidade, equidade e inclusão. Além disso, o relatório também aponta alguns espaços que precisam ser trabalhados, e essa direção deve guiar nossas próximas ações para continuar avançando”, destaca a executiva.

O relatório também aponta que a quantidade de desligamentos femininos reportados em 2023 foi de 32%, o que configura um aumento de 16 pontos percentuais nos resultados consolidados de 2022.

De acordo com outro relatório, o Women in the Workplace 2023, um dos principais fatores para mulheres não exercerem todo o seu potencial são as microagressões diárias, ou seja, formas de discriminação cotidiana que muitas vezes estão enraizadas no preconceito. Estas microagressões transformam o ambiente de trabalho em um campo minado mental: a pesquisa informa que as mulheres têm uma probabilidade 3 vezes maior de pensar em abandonar o emprego e 4 vezes maior de se sentirem esgotadas.

O relatório do WIM aponta que é importante entender o motivo da evasão destas mulheres que se sentiram atraídas a trabalhar no Setor Mineral e, caso preciso, criar programas de acolhimento e de diminuição da cultura de microagressões, incluindo a capacitação desde a base funcional, no sentido de aumentar a retenção destas colaboradoras.

Programas de DEI

Segundo o relatório, a agenda DEI tem sido cada vez mais estratégica no mundo corporativo. Um dado relevante apontado pelo relatório de indicadores WIM Brasil de 2023 é que 97% das empresas signatárias possuem programas ligados à Diversidade, Equidade e Inclusão.

Dessas ações, verifica-se que 73% são formalizadas nas empresas, o que significa uma elevação de 17 pontos percentuais sobre o ano passado. Além disso, se anteriormente DEI era uma pauta de responsabilidade exclusiva de Recursos Humanos, agora ela integra a agenda executiva. Este somatório, que hoje representa 78% das empresas respondentes, era de 73% em 2022 e 69% em 2021.

Licença Parental

O relatório demonstra que uma quantidade maior de empresas tem aderido ao Programa Empresa Cidadã ou oferecido licenças diferenciadas. Este número evoluiu de 40% no ano passado para 58% neste ano. Porém, em relação ao usufruto da Licença Parental em sua totalidade de dias, atualmente, apenas 66% das mulheres que têm esse direito o exercem por completo.

Perspectivas avaliadas no relatório WIM Brasil 2023:

• Perfil das empresas participantes
• Estratégia e Oportunidade de Carreira
• Ética e Cultura Organizacional
• Desenvolvimento e Capacitação
• Impacto Social

Confira os dados completos, acessando o Relatório 2023 WIM Brasil (clique aqui).

Voltar