Para 2024, a ArcelorMittal prevê investimentos de R$ 2 milhões para manutenção e novos projetos culturais e educativos do Museu do Amanhã.

O patrocínio da ArcelorMittal com o Museu do Amanhã foi renovado nesta semana e a empresa anunciou ainda que vai investir R$ 2 milhões no complexo cultural ao longo de 2024.  Os recursos serão destinados ao apoio de novos projetos e ações já em andamento, além da manutenção do espaço.

Agora com recursos próprios, a renovação do acordo de patrocínio coincide com a comemoração dos 8 anos do Museu do Amanhã. A assinatura do novo acordo será realizada em janeiro de 2024.

Para a diretora jurídica, relações institucionais e sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, Marina Guimarães Soares, a parceria reforça o compromisso da empresa no cuidado das pessoas e do meio ambiente.

“O Museu do Amanhã é um dos espaços mais visitados do Brasil e acreditamos em iniciativas transformadoras como esta, que contribuem efetivamente para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros e para o desenvolvimento sustentável do planeta”, afirma.

A diretora de negócios e parcerias do IDG, Julianna Guimarães, comemorou a renovação da parceria. “A empresa conjuga os nossos valores e, assim como nós, acredita em futuros mais justos, inclusivos e inovadores como possíveis. Esta conexão, juntamente com outros apoiadores, possibilita ao Museu do Amanhã seguir firme em sua proposta de promover valores como sustentabilidade, convivência e democratização do acesso à cultura e à educação”, destaca.

Projetos patrocinados

A ArcelorMittal já investiu R$ 6,5 milhões no Museu do Amanhã, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura  desde janeiro de 2022, quando o patrocínio começou.

Os investimentos foram realizados por meio da Fundação ArcelorMittal e, entre os projetos, um dos destaques é o “Ampliando Horizontes”, que instalou três lunetas de 55 quilos no píer Mauá, ao lado do museu.

Adaptados para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, os equipamentos possibilitam observar em detalhes alguns monumentos do Rio, como a ponte Rio-Niterói e a roda-gigante Yup Star. Ambas as obras contam com aço proveniente da empresa.

Já o projeto “Role STEAM” (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharias, arte e matemática) se conecta aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo o debate de temas como matrizes energéticas, sistema solar, biodiversidade, biomas brasileiros e ancestralidade e tecnologia.

A ArcelorMittal ainda patrocinou o “Festival Revide!”, realizado no próprio museu, com foco nos visitantes, que debate a emergência climática por meio de estratégias afirmativas e regenerativas. O evento contemplou diversas atrações, com participação de empreendedores e feira de produtos sustentáveis. Somente na edição de 2022, mais de 40 mil pessoas foram impactadas.

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