Crédito: Divulgação

Os sistemas computadorizados dos caminhões autônomos auxiliam nos ganhos de segurança e sustentabilidade, além de aumentar a produtividade dos processos de mineração.

Responsáveis por ajudar a impulsionar a produtividade dos processos da mineração em até 40%, os caminhões autônomos são diferenciais na redução de custos como consumo de combustíveis e pneus, entre outros.

Controlados por sistemas computadorizados, GPS, radar e inteligência artificial, os veículos realizam o trajeto entre a frente de lavra e a área de descarga e são gerenciados e otimizados, em tempo real, para buscar maior eficiência operacional e trazer ganhos do ponto de vista técnico, de segurança e sustentabilidade.

Segundo dados da Mining Technology Solutions (Modular Mining), unidade de negócios da Komatsu, os atuais sistemas computacionais são responsáveis pelo gerenciamento de 50% da produção mineral nacional.

Até 2023, os caminhões autônomos foram responsáveis pela movimentação de 7,2 Bilhões de toneladas na indústria mineral global em operações da Komatsu e da unidade de negócios.

“No caso da produtividade, nossos clientes têm registrado aumentos que variam de 10% a 40% com a utilização desses sistemas. Tudo depende da complexidade da operação. Quanto mais complexa maior o potencial de aumento de ambos”, explica o gerente geral da Mining Technology Solutions, Airton Neres.

A Mining Technology Solutions possui 14 caminhões autônomos operando no país em conjunto com o sistema de gerenciamento frota (Dispatch), e Neres conta que um dos clientes, uma mina de ferro, utilizou o sistema e obteve um aumento de receita estimado de US$ 12,4 milhões por mês em um período de quatro meses.

“O diferencial da solução Autônomo Komatsu + Sistema de Gerenciamento de Frotas – Fleet Management System – Dispatch reside na combinação perfeita do estado da arte do equipamento aliado com o mais poderoso algoritmo de otimização de frota. Esta combinação potencializa os ganhos de produtividade, de segurança e de redução de custos operacionais”, afirma Airton Neres.

Novas tecnologias e soluções

Na avaliação do gerente geral de tecnologia da Komatsu, Luciano Arantes, as soluções de tecnologia unidas à capacitação de profissionais, podem acelerar o alcance dos objetivos de crescimento e sustentabilidade da indústria mineral brasileira, trazendo melhorias de processos por meio de otimização, automação e digitalização.

O gerente geral da Mining Technology Solutions revelou que a empresa está desenvolvendo uma nova plataforma que acelera a transformação da digitalização, interoperabilidade e integração entre soluções tecnológicas em todas as fases do processo de mineração.

“Esta nova plataforma também disponibilizará soluções que ajudarão as empresas de mineração a atingir mais rapidamente os compromissos e targets rumo à sustentabilidade, descarbonização e remoção das pessoas da área de risco”, garante Neres.

 

Voltar