Ferramenta da VLI mensura variáveis impactantes e possibilita melhoria da performance da operação.

O consumo de diesel foi reduzido nas operações da VLI graças à aplicação da ferramenta Fuelytics. A economia é viabilizada a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática.

A companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos atingiu a marca de 3 milhões de litros de diesel economizados até 2023. A redução no consumo do combustível diminuiu também a emissão de gases na atmosfera equivalente a cerca de 7 mil toneladas de CO₂.

Em funcionamento nos corredores logísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Norte-Sul (FNS – Tramo Norte), ambas administradas pela VLI, o Fuelytics auxilia na sustentabilidade do transporte de cargas por ferrovias, uma vez que as emissões de CO₂ relacionadas ao modal são inferiores às do transporte rodoviário.

A ferramenta reúne informações operacionais como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas e, por meio de modelagem matemática, consegue obter correlações estatísticas e identificar as variáveis com maior potencial de redução de combustível por localidade.

Além de fornecer informações para priorizar as ações que viabilizam o ganho, com a mensuração das variáveis impactantes, a ferramenta também possibilita melhoria da performance e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO₂.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem e o perfil do trecho percorrido, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo X performance.

O gerente-geral de engenharia de desenvolvimento e tecnologia operacional da VLI, Cesar Toniolo, destaca que a economia de combustível acumulada faz parte da estratégia da companhia no desenvolvimento de soluções internas ou em conjunto com parceiros para o incremento contínuo da eficiência energética das operações.

“A implantação e a expansão de tecnologias nas nossas rotinas operacionais ocorrem de forma constante, o que nos permite alcançar resultados consistentes, alinhados com o compromisso da companhia de reduzir emissões atmosféricas”, afirma.

Desenvolvido como parte do programa de intraempreendedorismo da companhia, o Inova VLI, o Fuelytics segue um processo de aperfeiçoamento contínuo, tendo como objetivo oferecer o acompanhamento dos resultados, além de centralizar as informações de maneira a facilitar a usabilidade e autonomia dos colaboradores.  

Outras iniciativas

Além do Fuelytics, a VLI possui outras iniciativas com foco na eficiência energética. Uma delas é o sistema Leader, implantado inicialmente nas operações da Ferrovia Norte-Sul VLI e, mais recentemente, nos corredores Leste e Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, por onde a companhia mantém fluxos de importação e exportação pelo sistema portuário do Espírito Santo e da Baixada Santista, respectivamente.

Por meio deste software, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma. A estimativa de economia de combustível por meio do uso do sistema é de 7% nos Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte.

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