A Glencore pagou antecipadamente 50% pelo envio do concentrado de lítio verde quíntuplo zero da Sigma Lithium a preço premium.

A Sigma Lithium concluiu o carregamento de 22 mil toneladas de lítio verde quíntuplo zero para a Glencore AG no Porto de Vitória.

Esse é o sexto carregamento de concentrado, que faz parte de um acordo de distribuição comercial e marketing entre as empresas para construir uma cadeia de fornecimento global de lítio de baixo carbono, ambiental e socialmente sustentável para veículos elétricos.

A Glencore efetuou um pré-pagamento de 50% do valor da remessa, referente ao preço premium a um valor provisório de 7,5% do hidróxido de lítio na LME (média China, Japão, Coreia do Sul) para o exclusivo concentrado de lítio verde quíntuplo zero da empresa.

O codiretor geral da Sigma Lithium comemorou a marca alcançada. “A nossa planta greentech atingiu 270 mil toneladas de capacidade nominal anualizada há apenas alguns meses e já conseguiu alcançar a consistência e a cadência de produção fornecidas apenas por produtores de grande escala”, comentou.

Já a diretora comercial da Sigma, Catarina Noci, ressaltou que empresa é a mais recente participante em um mercado global de lítio altamente competitivo.

“Nosso sucesso comercial significativo é o resultado das propriedades técnicas únicas do nosso concentrado de lítio, incluindo a sua elevada pureza e granulometria”, afirmou.

Industrialização do lítio verde quíntuplo zero

A Sigma Lithium conseguiu industrializar um lítio verde quíntuplo zero único, reconhecido na COP28 como o lítio mais sustentável do mundo.

Assim, a empresa tem investido na produção em decorrência da redução efetiva da sua pegada de carbono com uma série de iniciativas pioneiras, abrindo caminho para o setor de materiais de bateria, entre elas:

  • Carbono líquido zero: primeiro produtor em grande escala na indústria do lítio a atingir a neutralidade de carbono.
  • Zero energia a carvão na fábrica greentech: 100% de energia renovável.
  • Zero barragem de rejeitos: 100% de rejeitos empilhados a seco.
  • Zero utilização de água potável: tratamento de esgoto para resíduos fecais sólidos para a água de entrada da planta greentech.
  • Utilização zero de produtos químicos perigosos no processamento do concentrado de lítio

Voltar