A MRS Logística deu mais um passo para a renovação da sua frota ferroviária com a aquisição de 560 vagões do tipo gôndola da GBMX (Greenbrier Maxion), utilizados no fluxo de transporte da mineração. As entregas estão previstas para acontecer até agosto.
Incluindo essa negociação, a MRS investiu, aproximadamente, R$ 1 bilhão no segmento de material rodante apenas nos dois primeiros meses deste ano, incluindo a recente compra de 30 locomotivas, que também serão entregues ainda em 2024.
De acordo com o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, o foco da aquisição é integrar à frota uma nova geração de vagões e assim aumentar a performance da companhia.
“Com os novos vagões, vamos potencializar a operação dos clientes, de portos e terminais de cargas realizando a mesma produção com uma produtividade dos ativos maior, mais eficiência energética e redução do consumo de combustível com menos emissões de gases, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade. Essa redução no consumo se dá, por exemplo, devido à maior capacidade de carga dos vagões, o que consequentemente reduz o número de viagens nas nossas ferrovias”, destaca.
A redução de custos também é um resultado que impacta não só em questões financeiras da empresa, mas também no chamado “custo Brasil”. Isso porque quanto mais a MRS for capaz de transportar, com menores custos e mais sustentabilidade, maior será a competitividade do Brasil perante o mercado internacional.
Novas locomotivas
Em uma negociação avaliada em aproximadamente R$ 500 milhões, a MRS também adquiriu neste ano 30 novas locomotivas da série Evolution, da Wabtec Corporation, para a renovação da atual frota.
A compra também faz parte da estratégia de renovação da frota ferroviária e reforça a relação de quase 30 anos entre as duas empresas.