Após os esforços para reestruturar a dívida do grupo e buscar uma solução totalmente financiada para o Projeto Araguaia Níquel, a Horizonte Minerals anuncia que vai paralisar de maneira definitiva o projeto. Em comunicado, a empresa informou que não conseguiu garantir o financiamento total necessário para concluir o projeto, nem um grupo com interesse na aquisição.

Conforme divulgado, na ausência de uma solução de financiamento, a Horizonte Minerals deve considerar opções alternativas para as subsidiárias da empresa no interesse dos seus credores garantidos, que podem incluir a obtenção de financiamento a nível da subsidiária, a venda do projeto enquanto estiver em cuidados e manutenção, a liquidação dos ativos do projeto ou outras opções disponíveis sob as leis brasileiras.

No entanto, de acordo com o comunicado, “a companhia não acredita que qualquer uma dessas opções possa recuperar qualquer valor para os acionistas”.

Além disso, dada a falta de cenários mais favoráveis ​​para lidar com as responsabilidades da companhia, foi informado que o conselho está revendo as opções junto com seus consultores profissionais.

O CEO interino da Horizonte Minerals, Karim Nasr, ressaltou a decepção do conselho e da administração com os resultados dos esforços para atrair financiamento para a empresa.

“Embora tenhamos recebido elogios pela qualidade do projeto e pelo trabalho abrangente desenvolvido pela equipe da Empresa, e pela atitude de apoio dos credores da Empresa e dos Acionistas da Cornerstone, a falta de perspectivas de recuperação do mercado de Ferro-Níquel considerando a dinâmica de fornecimento da Indonésia impediram a confiança dos investidores em projetos em fase inicial com elevada intensidade de capital, incluindo Horizonte”, afirmou.

Histórico do Projeto Araguaia

Desde novembro do ano passado, a nova equipa de gestão estabilizou o negócio e realizou uma auditoria abrangente do custo de conclusão e do plano de negócios para avaliar a viabilidade atual do Projeto Araguaia Níquel.

Os resultados demonstraram os fundamentos do projeto como um ativo robusto de custo operacional do primeiro quartil, mas também destacaram um aumento significativo do custo para conclusão em comparação com estimativas anteriores.

Após um extenso envolvimento e roadshow global onde mais de 150 partes, incluindo mais de 39 que celebraram acordos de confidencialidade (“NDA”) foram abordadas tanto em dívida como em capital, a Horizonte Minerals não conseguiu garantir o financiamento total necessário para concluir o projeto neste momento.

Apesar das perspectivas de longo prazo para o níquel serem fortes, o sentimento dos investidores diminuiu, principalmente pelos baixos preços spot e pelas incertezas de curto prazo, que incluem o excedente de oferta da Indonésia e a consequente mudança descendente na curva de custos.

Segundo as informações divulgadas, o ambiente desfavorável do mercado de níquel foi apontado pela maioria dos investidores que realizaram due diligence detalhada no projeto como a razão para se recusarem a prosseguir com a oportunidade.

Em 10 de abril de 2024, segundo a companhia, o saldo de caixa era de US$ 16,2 milhões, excluindo caixa que está segregado para o desenvolvimento do Projeto Vermelho.

Voltar