Como parte da programação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), a quarta edição do Seminário sobre Lítio-Brasil: Desafios para o Desenvolvimento da Cadeia do Lítio no País discutiu os obstáculos e perspectivas tecnológicas e comerciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de lítio no Brasil.

O evento foi organizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC/MCTI, a Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – DDTM/SGM/MME e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e contou com a participação de representantes do BNDES, FINEP e consultores especializados.

Entre os principais temas abordados, foram discutidos pesquisas, recursos e reservas, processos e tecnologias, produtores de lítio e novos players, importância das baterias de íon-Li na transição energética, reparo, reuso e reciclagem e aspectos sociais e econômicos da indústria do lítio.

Com transmissão online pelo canal do Cetem no YouTube, o seminário chegou a alcançar simultaneamente 83 dispositivos e conta com 734 visualizações, oferecendo ampla acessibilidade às discussões sobre o tema.

Crédito: Divilgação/Cetem

Durante a mesa de abertura, a diretora do Cetem, Silvia França, destacou o papel da instituição em promover discussões sobre os desafios do desenvolvimento da cadeia do lítio para o país.

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo Neto, falou sobre a importância do lítio como elemento chave do processo de descarbonização da economia e apresentou o projeto Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil, que busca apoiar a formulação de políticas públicas e atrair investimentos no setor mineral.

Em sua apresentação, o coordenador-geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética no Setor Mineral do Departamento de Transição e Tecnologia Mineral, da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME), Paulo Mendes, compartilhou informações sobre o Programa Mineração para Energia Limpa, anunciado recentemente pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Já a secretária de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI), Tassia Arraes, destacou a parceria entre o MCTI e o Cetem no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para as cadeias produtivas minerais.

Voltar