Anglo American rejeita proposta de fusão da BHP

Oferta de US$ 38,8 bilhões foi feita nesta quinta-feira (25), propondo uma fusão para criar a maior mineradora de cobre do mundo

O Conselho de Administração da Anglo American rejeitou por unanimidade a proposta de aquisição por US$ 38,8 bilhões feita pela BHP. Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (26), a proposta subestima significativamente a Anglo American e suas perspectivas futuras.

Conforme divulgado pela Anglo American, o conselho considerou a proposta pouco atrativa para seus acionistas, devido à sua incerteza e complexidade, além de riscos significativos de execução.

A mineradora também informou que a proposta incluiu uma oferta de todas as suas ações pela BHP, com a exigência de que a Anglo American concluísse duas cisões separadas de suas participações na totalidade de suas participações na Anglo American Platinum Limited e na Kumba Iron Ore Limited para os acionistas da Anglo American.

Ainda segundo a mineradora, a oferta de todas as ações e as cisões exigidas seriam intercondicionais.

No comunicado, a Anglo American aconselhou seus acionistas a não tomarem nenhuma medida em relação à possível oferta e informou que um novo anúncio será feito conforme apropriado.

Para o presidente da Anglo American, Stuart Chambers, a proposta da BHP é oportunista e não valoriza as perspectivas da Anglo American, ao mesmo tempo em que dilui significativamente o valor relativo da participação ascendente dos acionistas da Anglo American em relação aos acionistas da BHP.

“A estrutura proposta também é pouco atraente, criando incerteza substancial e risco de execução suportado quase inteiramente pela Anglo American, seus acionistas e seus outros stakeholders. A Anglo American definiu prioridades estratégicas claras – de excelência operacional, portfólio e crescimento – para entregar todo o potencial de valor e está totalmente focada nessa entrega”, comentou.

Voltar