A necessidade de desenvolver soluções para reduzir as emissões de CO2, em um cenário de transição energética, faz dos minerais críticos e estratégicos protagonistas nos debates sobre o tema.
A oferta desses minérios é necessária para desenvolver tecnologia e equipamentos que efetivem a transição energética.
Portanto, expandir a produção mineral é uma oportunidade para o Brasil ser um dos líderes da oferta desses minerais.
Mas ainda há muitos desafios a serem superados para alcançar essa liderança.
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos acontece nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília (DF) e vai debater estes cenários vitais para o futuro sustentável do planeta.
O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, lembra que, de acordo com a Agência Internacional de Energia, até 2030 serão investidos cerca de U$S 1,2 trilhão na transição energética.
Ele afirma ainda que expandir a produção mineral de forma segura, sustentável e responsável é uma excelente oportunidade para o Brasil, não só para a transição energética, mas também em termos de geração de empregos e desenvolvimento de tecnologias.
“Vamos colocar essa temática no centro dos debates com players importantes dos poderes público e privado”, ressalta.
A programação do evento conta com painéis de discussões sobre a nova política industrial para o Brasil; considerações socioambientais relacionadas à exploração de minerais críticos e estratégicos; as dimensões geopolíticas e as políticas internacionais que moldam o cenário dos minerais críticos e estratégicos; rotas de descarbonização para a indústria mineral e o potencial de produção desses minerais nas Américas.
Clique aqui para conferir a programação completa do seminário.
E para fazer inscrições, acesse aqui.
Serviço do Seminário Internacio al de Minerais Críticos e Estratégicos
Data: 7 e 8 de maio de 2024
Horário: 9h às 19h
Local: Brasília (DF)