A Gerdau suspendeu as atividades da usina de Barão de Cocais (MG), por meio de uma hibernação que vai paralisar as operações na unidade.

Segundo divulgado pela companhia nessa segunda-feira (27), a decisão é resultado de uma análise da competitividade da planta no contexto das condições do mercado de aço no Brasil e está alinhada com o planejamento estratégico da Gerdau para otimização dos seus ativos.

De acordo com a nota divulgada pela siderúrgica, os custos elevados de matérias-primas e a insuficiência da produção de minério de ferro próprio em Minas Gerais, além de uma estrutura com menor nível de atualização tecnológica da usina, têm afetado diretamente a competitividade da unidade de Barão de Cocais diante do cenário desafiador enfrentado pelo setor.

A Gerdau informou ainda que vai buscar a realocação do máximo de colaboradores em outras unidades e oferecer programas de capacitação na área industrial para os profissionais de gestão com foco em empreendedorismo para a comunidade.

“A Gerdau reforça o seu compromisso com os colaboradores e a sociedade e com a manutenção de um diálogo aberto e transparente com todas as partes interessadas. A companhia está empenhada em conduzir esse processo de forma humanizada para minimizar o impacto para o público interno e comunidades vizinhas”, diz o comunicado.

A siderúrgica gaúcha reforçou que o atendimento aos clientes se manterá inalterado.

Em dezembro de 2022, a Gerdau investiu R$ 100 milhões para reforma e revitalização de algumas das estruturas na usina de Barão de Cocais, com intervenções nos altos-fornos e na aciaria.

As obras aconteceram entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023, paralisando temporariamente a operação e mobilizando 940 novos trabalhadores de empresas parcerias para execução das atividades.

Voltar