A BHP, a Rio Tinto, a Caterpillar e a Komatsu fecharam uma parceria para realizar testes de caminhões elétricos movidos à bateria em locais de mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental.
A partir do segundo semestre deste ano, dois caminhões de transporte CAT 793 serão testados e, em 2026, os testes serão realizados em dois caminhões de transporte Komatsu 930.
A BHP vai testar os caminhões Caterpillar, enquanto a Rio Tinto testará os veículos da Komatsu. Os resultados serão compartilhados entre as empresas.
Cada fabricante deverá fazer testes contínuos, desenvolvimento e refinamento do projeto. Esse processo vai guiar a abordagem para testar um número maior de caminhões de transporte e a potencial implantação de frotas de caminhões elétricos a bateria nas operações de cada mineradora.
Para a presidente da BHP Austrália, Geraldine Slattery, a descarbonização operacional depende de avanços em tecnologia, e parcerias como essa ajudarão a impulsionar a indústria.
“A substituição do diesel como fonte de combustível exige o desenvolvimento de todo um novo ecossistema operacional para a frota. Precisamos abordar a maneira como planejamos nossas minas, operamos nossas redes de transporte e consideramos as questões adicionais de segurança e operacionais que essas mudanças trarão. É por isso que os testes são tão críticos para o nosso sucesso. À medida que testamos, aprendemos como essas novas tecnologias podem funcionar e se integrar em nossas minas”, explicou.
O presidente-executivo da Rio Tinto Iron Ore, Simon Trott, avalia que a colaboração é um trabalho conjunto ma busca por soluções do desafio crítico do transporte com emissão zero.
“Não tem como atingir a meta de emissão zero de gases sem os caminhões, por isso é importante trabalharmos juntos para atingirmos esse objetivo o mais rápido possível. Testar dois tipos de caminhões elétricos a bateria nas condições de Pilbara fornecerá melhores dados e, combinando nossos esforços com a BHP, aceleraremos o aprendizado”, completou Trott