Aliado ao compromisso com o meio ambiente e com a integração social, a Appian Capital Brazil vem colocando em prática ações para ajudar na transformação e desenvolvimento das regiões nas quais atua.

Com esse propósito, o fundo de investimentos privados especializado em mineração, por meio do Programa de Proteção da Fauna e Flora realizado no Nordeste, tem desenvolvido a proteção e recuperação dos biomas nos quais o grupo possui operações. 

Em cinco anos de atuação no país, a Atlantic Nickel, ativo do grupo e produtor do concentrado de níquel, registrou crescimento de mais de 50% de indivíduos da fauna local monitorada e 6,77% na recuperação da Mata Atlântica, em Itagibá, município do Sul da Bahia. 

Já no Agreste alagoano, a Mineração Vale Verde, outro ativo do grupo e produtor de concentrado de cobre, vem desenvolvendo atividades que visam a preservação da fauna e flora local, por meio dos trabalhos de educação, como trilha ecológica, palestras ambientais e distribuição de mudas nativas do bioma.

O diretor de ESG e pessoas da Appian Capital Brazil, Diogo Oliveira, destaca que, além das iniciativas de preservação e recuperação dos ecossistemas locais, o fundo inibe a caça e a devastação da flora nas áreas de seus ativos. 

Na Bahia, são 542 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais. Em Alagoas, o fundo mantém 449,53 hectares de Reserva Legal.

“O cuidado com o meio ambiente é um dos nossos compromissos. Ao restabelecer o bioma local, respeitando suas origens, recuperamos a identidade e características do ecossistema da região. Os projetos de monitoramento e preservação da fauna e flora são exemplos do nosso respeito com a localidade. Temos compromisso com o modelo de gestão inteligente, sustentável e conectado às comunidades onde atuamos”, explica.

Recuperação e preservação da Mata baiana e Agreste alagoano

O processo de recuperação é preservação realizado pela Appian Capital Brazil conta com três iniciativas: 

  • Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna, voltado à recuperação de habitats favorecendo espécies ameaçadas de extinção.
  • Projeto de Proteção e Mapeamento das espécies florísticas, que reintegra espécies vegetais nativas da localidade.
  • Programa de Reflorestamento da Mata Atlântica e de Caatinga, que visa o aumento da área de Mata Atlântica, em Itagibá (BA), e da Caatinga, em Craíbas (AL), por meio da revitalização e preservação do ecossistema / bioma destas regiões, além de estimular retorno e desenvolvimento de espécies nativas.

Para saber mais sobre as iniciativas socioambientais realizadas pela Appian Capital Brazil e seus ativos, acesse o link.

Voltar