Fernando Azevedo e Silva | Crédito: Divulgação/Ibram

Na quinta edição do e-MINERAÇÃO, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoveu a conexão entre mineradoras e fornecedores para debater os rumos do setor minerário na busca de uma mineração mais sustentável, segura, responsável e rentável.

Durante a abertura do evento, o vice-presidente do Ibram, Fernando Azevedo, ressaltou o compromisso do fórum.

“Temos que celebrar os avanços que mineradoras e fornecedores conquistaram para se tornarem mais próximas, mais comprometidas em discutir os rumos que nosso setor deve tomar para ser cada vez mais seguro, sustentável, responsável e, igualmente, mais rentável”, afirmou.

Azevedo destacou ainda que o e-MINERAÇÃO foi criado pelo Ibram em 2020, durante a fase mais aguda da pandemia, como uma resposta às circunstâncias globais. “Desde então, o fórum tem sido um espaço vital para debater as principais tendências do setor em um formato 100% online e gratuito”, avaliou.

Clique aqui para assistir o evento

Ediney Maia Drummond | Crédito: Divulgação/Ibram

O vice-presidente do Conselho Diretor do Ibram e CEO da Lundin Mining, Ediney Maia Drummond, ressaltou que uma das missões do Instituto é promover a troca de conhecimento e a inovação no setor.

“A mineração é um pilar que sustenta diversas indústrias, impactando diretamente o progresso tecnológico e a qualidade de vida das pessoas. Este evento é um espaço privilegiado para discutirmos os desafios, oportunidades e melhorias práticas que moldarão o futuro da nossa indústria,” avaliou.

Para o diretor de assuntos associativos e mudança do clima do Ibram, Alexandre Mello, enquanto edições anteriores do e-MINERAÇÃO contavam com a participação de mineradoras e empresas da cadeia produtiva, este ano o debate foi dedicado exclusivamente aos fornecedores, prestadores de serviços, consultorias e escritórios de advocacia do setor.

“Nesta edição de 2024 apenas a moderação dos painéis será feita pelas mineradoras, mas o foco está no conhecimento e na expertise dos nossos associados da cadeia de mineração,” ressaltou.

Mello também aproveitou a ocasião para lembrar que, neste ano, o Instituto comemora os 5 anos da Agenda ESG da Mineração do Brasil. Iniciada com uma carta de compromissos perante a sociedade, o projeto se transformou em uma iniciativa pioneira no Brasil em termos setoriais, contando com a participação de diversas empresas do setor.

Alexandre Mello | Crédito: Divulgação/Ibram

Figuram como apoio editorial do e-MINERAÇÃO: Revista Brasil Mineral, Revista In The Mine, Revista Areia e Brita, Revista PIM Amazônia, Revista Amazônia, Revista Eae Máquinas, Revista Mineração & Sustentabilidade, Revista Minérios e Minerales, Site Notícias de Mineração Brasil, Site Conexão Mineral, Site Climatempo, Site Notícia Sustentável, Site Cidades e Minerais e podcast da Mineração.

O e-MINERAÇÃO conta também com o apoio institucional da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Comercial e Empresarial de Minas (Acminas), Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Voltar