As primeiras das 12 locomotivas ES-43BBI adquiridas pela VLI junto à Wabtec Brasil em março de 2023, foram recebidas pela companhia de soluções logísticas, em um novo estímulo à indústria ferroviária nacional que incrementará ainda mais a capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A cerimônia de entrega aconteceu na unidade industrial da fabricante, em Contagem (MG), e contou com a presença da prefeita da cidade, Marilia Campos; do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do secretário nacional do Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; do diretor-geral substituto da Agência Nacional do Transporte Terrestre, Guilherme Sampaio; e do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

O investimento total da VLI na aquisição foi de cerca de R$ 300 milhões e as locomotivas atenderão à demanda por transporte de cargas no corredor Sudeste, por onde grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos são escoados por estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

As locomotivas foram projetadas com tecnologia de ponta, que lhes confere maior capacidade de transporte com menor consumo de combustível, gerando alta produtividade às composições.

Crédito: Bruno Figueiredo/VLI

O CEO interino e diretor de finanças, supply chain e serviços da VLI, Fábio Marchiori, destacou o caráter desenvolvimentista da VLI, além da contribuição da companhia para o fortalecimento e a transformação da logística nacional.

“A ampliação da capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica tem como foco o atendimento aos nossos clientes, que produzem riquezas no país. Ao fomentar o transporte ferroviário de cargas, geramos impactos positivos no meio ambiente, na economia nacional e na pauta de exportações brasileira”, afirmou.

Já o presidente e líder regional Latam da Wabtec, Danilo Miyasato, ressaltou que a entrega das locomotivas fortalece ainda mais a parceria entre as duas empresas, além de apoiar a jornada de descarbonização do setor.

“Estamos orgulhosos em fazer parte da modernização contínua da frota da Ferrovia Centro-Atlântica, fornecendo não somente locomotivas, mas também preparados para prover soluções tecnológicas que impulsionam a eficiência, segurança e performance no ecossistema ferroviário do transporte de carga do país”, disse.

Com a concretização deste negócio, a VLI acumula a aquisição de 20 locomotivas em um período de pouco mais de um ano, com investimentos de cerca de R$ 500 milhões. Em março deste ano, a companhia anunciou a aquisição de oito novos modelos, também fabricados no Brasil, com previsão de entrega para o final de 2025.

Crédito: Bruno Figueiredo/VLI

As locomotivas

Projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica, a ES43BBi é uma locomotiva heavy-haul equipada com o potente motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC de tecnologia avançada com controle individual por eixo e truques robustos e articulados. A ES43BBi foi projetada para garantir o máximo desempenho mesmo em rampas íngremes, túneis apertados e vias com curvas acentuadas.

O equipamento foi otimizado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras. Ele conta com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da combustão do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação.

Além disso, o modelo tem baixo custo de ciclo de vida e, graças à sua eficiência energética, tem um menor nível de emissões, longos períodos entre revisões e dispõe, ainda, de uma preparação para integração com soluções de software, com potencial de aumentar ainda mais a eficiência e a segurança, otimizando a condução dos trens.

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