O fundo de investimento Appian Capital Brazil comemora resultados históricos nos três anos de operação do Projeto Serrote, da Mineração Vale Verde (MVV), ativo do grupo produtor de cobre. 

Desde junho de 2021, quando o fundo assumiu a operação em Alagoas, já foram exportadas mais de 240 mil toneladas do minério para países da Europa e Ásia. 

Segundo informações da Appian Capital Brazil, no primeiro quadrimestre deste ano, foram enviadas mais de 32 mil toneladas de concentrado de cobre enviados à China. 

 O CEO da Appian Capital Brazil, Paulo Castellari, ressalta a maturidade operacional alcançada pela mina Serrote nesses três anos. 

“Isso demonstra que o nosso modelo operacional é robusto e nossos times são de excelência. Assim, conseguimos trazer prosperidade econômica para a região e transformar positivamente a vida das pessoas que moram no Agreste alagoano”, afirma.

Castellari lembra ainda que, ao longo dos cinco anos de atuação no Brasil, a Appian investiu, em Alagoas, mais de R$ 5 milhões em iniciativas socioculturais. 

“Com apoio a educação das novas gerações e de preservação da cultura regional, o maior bem da localidade, essas iniciativas estimulam e fortalecem laços comunitários, pois geram uma sensação de pertencimento e criam condições favoráveis ao desenvolvimento sustentável”, conclui.

Performance operacional da Mineração Vale Verde

Único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos, a Mineração Vale Verde concluiu seu ramp-up em 2022 e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção, com o alcance de 105% de sua capacidade de produção. 

O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.

Em apenas quatro meses foram embarcadas 32.808 toneladas de concentrado de cobre produzido pela planta alagoana. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à China. 

No último ano, a Mineração Vale Verde encaminhou mais de 105 mil toneladas, sendo aproximadamente 26 mil toneladas de cobre contido, para Finlândia, Taiwan e China.

Sustentabilidade e meio ambiente

Por meio da Mineração Vale Verde, a Appian Capital Brazil desenvolve iniciativas que preservam e fortalecem o bioma Caatinga, reforçando o compromisso de transformar e desenvolver as regiões onde atua.

As principais ações realizadas pelo ativo da Appian Capital Brazil:

  • Revegetação e viveiro de mudas: Na Caatinga alagoana, de 2019 até dezembro de 2023, foram revegetados aproximadamente 40 hectares do bioma local, o que equivale a aproximadamente 56 campos de futebol; a empresa possui 455 hectares de mata preservada, dentro da Reserva Legal da MVV. Isso equivale a 637 campos de futebol.
  • Mapeamento: lá foram mapeadas 185 espécies da fauna local preservada na área. Entre as espécies já identificadas, estão: a garça-real “Pilherodius pileatus”, mão-pelada “Procyon cancrivorus”, furão “Galictis vittata vittata”, coruja-orelhuda “Asio clamator”, pica-pau-de-banda-branca “Dryocopus lineatus”, dentre outros;
  • Monitoramento: o programa da MVV monitora dezenas de espécies da Caatinga, com o objetivo de consolidar um calendário fenológico local. Desde a criação, em 2022, o projeto já mapeou 25 matrizes do bioma da região para a coleta de sementes. Além disso, implantou o controle de espécies exóticas/invasores, que competem por recursos com as espécies nativas, desde então já foram removidos mais de mil indivíduos de três espécies invasoras, contribuindo para a preservação e recuperação vegetal das áreas protegidas pela Mina Serrote.
  • Reconhecimento Unesco: a empresa renovou, em 2024, o título, emitido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga”, devido ao trabalho responsável e de preservação da MVV nesse contexto.

Segurança da operação

A Mineração Vale Verde alcançou o recorde de 4 milhões de horas-homem trabalhadas sem acidentes com afastamento até o mês de maio de 2024. O cálculo do índice é feito a partir do número de funcionários, multiplicado pelo número de horas individuais mensais. 

Atualmente a MVV possui cerca de mil empregados próprios e terceiros. O último acidente com afastamento registrado na mineradora foi em dezembro de 2021, resultado dos investimentos na cultura preventiva de acidentes, no bem-estar e integridade física dos empregados e contratados.

Voltar