Morro do Ipê doa drone ao Igam para monitoramento de barragens

Equipamento tem autonomia de voo de pouco mais de uma hora e pode sobrevoar uma área superior a 1.000 hectares por voo

A fiscalização e o mapeamento das áreas a jusante de barragens de água realizados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) ganharam um reforço nesta semana: uma nova Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), popularmente conhecida como drone.

O equipamento e o treinamento para operá-lo foram custeados por meio de Termo de Compromisso referente ao descomissionamento de barragens de mineração a montante, celebrado com a Mineração Morro do Ipê, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Fabricado pela empresa nacional Xmobots, o equipamento é um drone de asa fixa, com decolagem por lançamento e pouso por paraquedas. 

Com autonomia de voo de pouco mais de uma hora, o drone pode sobrevoar uma área superior a 1.000 hectares por voo e virá equipado com dois sensores, sendo uma câmera de alta resolução e uma multiespectral de 5 bandas, que permite capturas em infravermelho.

“Além desse reforço importante para a fiscalização de barragens de água, o RPA também será usado em missões de outras áreas do Igam e das demais casas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)”, explica o analista ambiental do Igam Guilherme Santos.

Para a correta e segura operação do drone, uma equipe do Igam participou, também nesta semana, de treinamento na cidade de São Carlos (SP) para utilização do equipamento. A capacitação conta com partes teórica, prática e acúmulo de 10 horas de voo. 

O diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, Cristiano Monteiro Parreiras, lembra que, além desse equipamento, no início do ano mineradora entregou a diversos órgãos 59 drones, e ofereceu treinamento para mais de 330 técnicos.

“Seguimos na jornada, firmes no propósito de fazer uma mineração mais moderna, segura e sustentável”, comemorou Parreiras.

Voltar