Com investimentos de R$ 340 milhões, a produtora de fertilizantes Galvani está ampliando sua atuação no mercado com o Projeto Irecê, na Bahia. O projeto se destaca pela sustentabilidade e inovação tecnológica e terá britadores e forno de calcinação fornecidos pela Metso.
O novo empreendimento terá capacidade de produção anual de 350 mil toneladas de concentrado fosfático, direcionados para o complexo industrial da Galvani na cidade de Luís Eduardo Magalhães, também na Bahia. A planta também produzirá 600 mil toneladas de calcário agrícola para atendimento do mercado nos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O projeto é uma parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) como parte da estratégia de práticas ambientais avançadas da empresa e vai gerar aproximadamente 900 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e operação da planta, impulsionando o desenvolvimento econômico na região.
A nova unidade se destaca pelos aspectos tecnológico e sustentável. A rota tecnológica permitirá o aproveitamento integral do minério, incluindo o aproveitamento do cálcio e magnésio contidos. No processamento a seco, as inovações são a adoção inédita de calcinação de fosfato na área de fertilizantes, além do baixo consumo de água com 100% de recirculação no processo, sem lançamento de efluentes industriais.
Diferente da rota tecnológica convencional de beneficiamento de fosfato a úmido, com etapas de deslamagem e flotação, o processamento em Irecê envolverá a exposição do minério a zonas de alta temperatura durante longo tempo, percorrendo a extensão do forno calcinador. O processo continua com resfriamento e avança para outras etapas de beneficiamento.
Parceria com a Metso
O contrato também fortalece o histórico de relacionamento da Metso com a Galvani, de quem é parceira em outros empreendimentos no Brasil. A Metso participa de duas partes do processo no projeto. A primeira delas é na britagem do minério, onde serão instalados um britador de mandíbula C 116 na etapa primária e um britador cônico, modelo HP 300 na fase secundária. A lista inclui ainda outro equipamento cônico, o HP 400, na britagem terciária. Também faz parte do pacote o alimentador vibratório MV 40090 e duas peneiras vibratórias da família CBS.
Na segunda parte, a Metso será responsável pelo fornecimento do forno calcinador rotatório de 140 metros, com diâmetro aproximados de 5,94 metros, e do forno resfriador, de 36 metros e cerca de 4,8 metros de diâmetro. Os dois equipamentos – e componentes acessórios – permitirão o processamento a seco de separação dos minerais.
O diretor de engenharia e inovação da Galvani, Laurence Galvani, acredita que a parceria vai beneficiar não só a operação, mas também a região como um todo.”A escolha da Metso para fornecer equipamentos essenciais para nosso projeto não é apenas um reflexo de nossa confiança na qualidade e no desempenho superior dos seus produtos, mas também um fortalecimento da nossa colaboração contínua”, afirma.
Para o engenheiro de vendas da Metso, José Malaman, a transação reforça a parceria entre as empresas, que tem sido marcada pela confiança e sucesso contínuos. “Nossos equipamentos são projetados para oferecer alto desempenho, combinado com durabilidade, e estamos confiantes de que atenderão as necessidades do Projeto Irecê, contribuindo para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento”, finaliza.