Crédito: Reprodução/Site Latin Resources

A australiana Pilbara Minerals anunciou a aquisição de 100% das ações da Latin American Resources e, por consequência, o projeto de lítio Salinas, em Minas Gerais, pelo valor estimado de US$ 370 milhões.

O acordo celebrado entre as duas empresas tem o potencial de tornar a operação uma das dez principais de lítio em rocha dura globalmente, excluindo a África, uma vez que Salinas adicionará aproximadamente 20% aos seus recursos minerais e contribuirá com até 30% da produção pró-forma em estado estacionário após atingir produção a uma base de custos que se espera que seja competitiva com Pilgangoora. 

“Essa aquisição segue um extenso período de avaliação de projetos em nível global dos quais classificamos o Projeto Salinas da Latin Resources no topo da lista quando avaliado de forma holística em uma série de critérios importantes”, explicou o CEO da Pilbara Minerals, Dale Henderson.

Para a Latin Resources, a transação tem o benefício de um prêmio imediato para os acionistas, além do desbloqueio de valor do projeto Salinas, ao reduzir o risco de financiamento e através do aproveitamento da experiência comprovada da Pilbara Minerals no desenvolvimento e operação de projetos de lítio em rocha dura.

Chris Gale, da Latin Resourcces, e Dale Henderson, da Pilbara Minerals | Crédito: Latin Resources/Divulgação

Os acionistas da Latin Resources receberão 0,07 novas ações da Pilbara Minerals para cada participação detida na companhia e passarão a ter aproximadamente 6,4% das ações da Pilbara Minerals após a implementação do Esquema.

A troca das ações da Latin Resources por ações da Pilbara Minerals proporciona ainda diversificação, além de melhor posicionamento de mercado, maior free float com liquidez significativamente aumentada, maior acesso aos mercados de capitais e inclusão em índices ASX e globais relevantes.

Sobre as empresas

Com operação independente de lítio em rocha dura, a Pilbara Minerals possui 100% das maiores empresas de lítio do mundo. Localizada na região de Pilbara, rica em recursos da Austrália Ocidental, a operação de Pilgangoora produz concentrados de espodumênio e tantalita. 

Sediada em Perth, a Latin Resources tem como foco principal o desenvolvimento do projeto de lítio Salinas, localizado em Minas Gerais, abrigando mais de 300 minas em operação, incluindo projetos de propriedade da BHP, Anglo American e Vale.

Voltar