Gustavo Pimenta é eleito novo presidente da Vale

O executivo foi eleito de forma unânime pelo Conselho da Vale

Gustavo Pimenta é o novo presidente da Vale. O executivo foi eleito por unanimidade pelo Conselho de Administração após um processo de seleção e assume o cargo em 2025.

Atual vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da empresa, Pimenta vai substituir Eduardo Bartolomeo, que atualmente comanda a mineradora.

Segundo o presidente do conselho de administração da Vale, Daniel Stieler, o novo presidente “reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento. O processo sucessório evidenciou o alto nível de integridade, transparência e robustez da governança da empresa”. 

Ao falar sobre a responsabilidade de liderar a Vale em um novo ciclo, Pimenta  agradeceu a confiança do conselho.

“Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente. Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos”, afirmou.

Quem é Gustavo Pimenta

Formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com mestrado em finanças e economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o executivo tem experiência nos setores financeiro, de energia e mineração, com atuação no Brasil, Estados Unidos e Europa ao longo de 20 anos. Ele ocupa o cargo de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale desde 2021.

Voltar