A Equinox Gold inaugurou a Mina Greenstone, no Canadá, com o ramp-up para a produção comercial de 19.750 onças no mês de julho e com rendimento médio superior a 60% da capacidade.
A previsão, segundo estudo de viabilidade de 2020, é que a mina a céu aberto, com potencial subterrâneo, produza mais de 5 milhões de onças de ouro ao longo da vida útil inicial de 14 anos.
Dados divulgados pela empresa apontam para uma produção anual de cerca de 400 mil onças de ouro nos primeiros cinco anos
Após quase três anos de construção e comissionamento, a mina será, no decorrer dos próximos anos, um ativo fundamental para a Equinox Gold como uma das maiores e mais baratas produtoras de ouro do Canadá.
Iniciada em 2021, a construção da mina avançou com uma parceria entre a Equinox Gold, que detinha 60%, e a Orion Mine Finance, com 40%. Em maio deste ano, a Equinox concluiu a aquisição da participação e consolidou 100% da propriedade de Greenstone.
Campanha global
Reforçando a contribuição para melhorar a vida nas comunidades onde atua, a Equinox Gold lançou uma campanha global, a Ride to Greenstone, evento que mobilizou 8 mil pessoas de Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, com doações para sete instituições sociais.
“O Ride to Greenstone simboliza nosso comprometimento com o trabalho em equipe e com a saúde e o bem-estar da comunidade. Agradecemos a generosidade de nossos muitos stakeholders que apoiaram o passeio com doações”, destaca o presidente da Equinox Gold, Ross Beaty.
No Canadá, uma equipe de ciclistas da Equinox Gold se revezou durante 24 dias para percorrer uma jornada de 3.634 km entre Vancouver e Geraldton, que resultou na doação de 1,3 milhão de dólares canadenses (R$ 5,5 milhões) ao Hospital Distrital de Geraldton.
Desafio VK da Equinox Gold Brasil
Já a campanha da Equinox Gold Brasil arrecadou mais de R$ 500 mil em doações para cinco instituições: Apae de Santaluz (Santaluz, BA), Escola Almirante Tamandaré (Riacho dos Machados, MG), Unidade Escolar Corina dos Anjos Ferreira (Luís Domingues, BA), Escola São Francisco Pereira (Barrocas, BA) e Hospital Paulo de Tarso (Belo Horizonte, MG).
Durante 24 dias, a Equinox Gold Brasil arrecadou doações para as comunidades por meio do incentivo à prática esportiva, eventos de esporte coletivo, focados na promoção da saúde e bem-estar dos funcionários e comunidades.
Para tornar a campanha divertida e estimular as doações, a Equinox lançou o desafio VIK. Através de um app virtual interativo (VIK), a empresa rastreava o evento esportivo e, a cada atividade concluída, os funcionários ganhavam uma moeda. Para cada moeda conquistada, a EQX Brasil se comprometeu a doar R$ 10. Ao final, as moedas alcançadas por meio de atividades esportivas representaram R$ 18 mil em doações.
A empresa também mobilizou fornecedores, parceiros e pessoas físicas em busca de doações para a campanha.