O Programa Desenvolver, da Vale, anunciou as melhores soluções para o desafio de avaliação de recursos minerais em evento realizado em Nova Lima (MG).
Durante o encontro, graduandos e pós-graduandos de áreas afins à mineração compartilharam seus projetos com outros estudantes, técnicos e lideranças da Vale, e representantes de empresas convidadas.
Nove estudantes, reunidos em três grupos campeões, receberam mais de R$ 20 mil em premiação por desenharem as soluções mais completas e inovadoras.
O grupo vencedor do desafio do Programa Desenvolver, formado por Camila Brighenti e Bernardo Generoso, mestrandos em geologia pela UFRGS (esquerda), e Heloísa Luzzi, mestranda em geologia pela Unicamp, foi o que trouxe a abordagem mais completa e com as melhores justificativas para as decisões tomadas no processo.
Os vencedores também conhecer as instalações da mineradora, como o Centro de Tecnologia de Ferrosos.
“O programa permitiu conectar conhecimento acadêmico com a realidade prática da indústria, ajudando a construir um terreno fértil para a atração de talentos interessados pelo tema de recursos minerais que podem nos apoiar no propósito de transformar a mineração em uma atividade cada vez mais sustentável”, avalia o gerente técnico de Geociências da Vale e líder da iniciativa, Victor Miguel Silva.
Lançado em junho, o Programa Desenvolver recebeu quase 300 inscrições de estudantes vinculados a instituições de ensino de 20 estados.
A diversidade foi observada também na representatividade de gênero: metade das inscrições e 67% dos finalistas foram mulheres.
Os estudantes e pesquisadores participantes realizaram um processo de análise da qualidade da informação, modelagem geológica e a estimativa dos teores de interesse de uma mina de minério de ferro da Vale.
A avaliação foi anônima e analisou a capacidade dos participantes de definir problemas e desafios e aplicar soluções para cada etapa.
“Todos os grupos misturaram soluções clássicas com métodos inovadores, como machine learning, mas houve também soluções bem diferentes das que utilizamos hoje na Vale, promovendo um intercâmbio muito rico de conhecimento”, aponta Silva.
Uma nova edição do Programa Desenvolver, que deve ser ampliado para incluir outros temas, está prevista para o ano que vem.