Pelo terceiro ano consecutivo a Samarco ganha o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol para o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de 2023.
O certificado é um reconhecimento concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) pela confiabilidade, qualificação e transparência dos dados de inventários de Gases de Efeito Estufa realizados pelas organizações.
A conquista do selo atesta que a coleta, conferência e verificação dos dados está seguindo um processo rigoroso e qualificado.
O inventário anual da Samarco foi elaborado por empresa independente e, posteriormente, submetido à avaliação da equipe do GHG Protocol.
No relatório são consideradas tanto as atividades operacionais quanto os projetos da empresa, especificando as principais fontes de emissão de GEE, o que permite a gestão de indicadores e definição de metas para redução de emissões.
O gerente de meio ambiente da Samarco, João Batista Soares Filho, explica que o inventário de GEE declara onde estão as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa da empresa e é o primeiro passo para estabelecer indicadores e metas para reduções de emissões.
“Este reconhecimento público da qualidade técnica dos inventários GEE da Samarco mostra que estamos no caminho certo para os desafios e oportunidades de descarbonização da empresa e do setor, visando contribuir para limitar o aquecimento global e atuar frente às mudanças climáticas”, ressalta João Batista.
Os inventários do programa Brasileiro GHG Protocol são classificados com selos ouro, prata e bronze, conforme a transparência e completude dos dados emitidos.
O resultado é público e você pode conhecer os dados da Samarco clicando aqui.