Demanda mundial por aço deve aumentar em 2025

As projeções constam na atualização do Short Range Outlook (SRO) divulgada pela worldsteel

Bobinas de aço. Foto: Sean Gallup / Getty Images.

A demanda global por aço neste ano deve cair 0,9% para 1,75 bilhão de toneladas. A previsão é da worldsteel, que divulgou a atualização do Short Range Outlook (SRO) para 2024 e 2025.

Segundo os dados apresentados, depois de três anos de queda, para 2025 é esperada uma recuperação ampla no mundo, excluindo a China. No próximo ano, a previsão é de que a demanda global por aço se recupere em 1,2% e chegue a 1,77 bilhão de toneladas

O diretor ececutivo da German Steel Association e presidente do Comitê de Economia da worldsteel, Martin Theuringer, destacou que 2024 foi um ano difícil para a demanda global por aço, principalmente porque o setor de manufatura global continuou a lidar com adversidades como declínio do poder de compra das famílias, aperto monetário e incertezas geopolíticas.

“A fraqueza contínua na construção de moradias, que é impulsionada por condições de financiamento restritas e altos custos, contribuiu ainda mais para a demanda lenta por aço”, disse.

Segundo Theuringer, as revisões realizadas pela worldsteel sobre as perspectivas da demanda por aço para 2024 para a maioria das principais economias, incluindo a China, refletem a fraqueza persistente na manufatura, juntamente com ventos contrários econômicos globais persistentes.

Agora, a worldsteel antecipou uma queda notável na demanda por aço na China e na maioria das principais economias desenvolvidas neste ano.

“Esperamos que a Índia mantenha um forte impulso, com crescimento robusto na demanda por aço projetado para 2024 e 2025. A expectativa é de que a maioria das outras principais economias em desenvolvimento testemunhe uma recuperação na demanda por aço em 2024, recuperando-se da desaceleração experimentada em 2022-2023”, explicou.

Apesar dos desafios contínuos, a worldsteel está mais otimista de que a demanda global por aço entrará em uma fase de crescimento moderado e amplo em 2025.

Entre os principais determinantes da perspectiva da demanda global por aço para 2025-2026 estão o progresso na estabilização do setor imobiliário da China, a eficácia dos ajustes de taxas de juros no estímulo ao consumo privado e ao investimento empresarial e a trajetória dos gastos em infraestrutura dedicados à descarbonização e à transformação digital nas principais economias globais.

“A desaceleração contínua no setor imobiliário chinês deve dominar a demanda por aço na China, resultando em um declínio de 3% em 2024 e mais 1% em 2025. Reconhecemos um risco de alta para nossa previsão para 2025. Há uma possibilidade crescente de intervenção governamental mais substancial e suporte para a economia real, o que pode impulsionar a demanda por aço chinesa em 2025”, avaliou Martin Theuringer.

Crescimento fora da China

No cenário que excluo a China, a demanda por aço no mundo em desenvolvimento, tem um crescimento previsto de 3,5% em 2024 e 4,2% em 2025, impulsionada pelo avanço da Índia e pela recuperação de outras grandes economias emergentes.

A Índia surgiu como o maior impulsionador do crescimento da demanda por aço desde 2021, e essa tendência deve continuar.

Portanto, a worldsteel mantém as projeções de crescimento para a Índia, antecipando um aumento de 8% na demanda por aço em 2024 e 2025.

A demanda por aço em outras economias emergentes do mundo, como as regiões MENA e ASEAN , deve se recuperar em 2024, após uma desaceleração significativa em 2022-2023.

O mundo desenvolvido deve experimentar uma queda de 2% na demanda por aço neste ano, uma vez que as principais economias que usam aço, como EUA, Japão, Coréia e Alemanha, enfrentam declínios significativos.

Mas, há otimismo para 2025, com um crescimento projetado de 1,9% na demanda por aço.

Essa recuperação antecipada é impulsionada pela tão esperada retomada da demanda por aço na UE e por recuperações modestas nos EUA e no Japão.

Voltar